Pular para o conteúdo
Brasil

Cientistas brasileiros reclamam de violência e impunidade contra índios

Documento foi divulgado durante reunião nacional de pesquisadores
Arquivo -

Documento foi divulgado durante reunião nacional de pesquisadores

Pesquisadores da temática presentes na 68ª edição da reunião nacional da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso Científico), que começou no último domingo (3) e termina nesta sexta-feira (8) em Porto Seguro (BA), divulgaram uma moção de repúdio contra as violações de direitos dos povos originários.

A carta, de autoria dos cientistas, caciques, lideranças e aliados da causa, que formaram a terceira SBPC Indígena, diz que tem o objetivo de “denunciar e repudiar os retrocessos aos direitos dos povos indígenas e expressar a defesa incondicional desses direitos”.

Mato Grosso do Sul

O documento cita os guarani-kaiowá de Mato Grosso do Sul como um dos povos mais vulneráveis entre as comunidades do Brasil. Há uma lista de itens repudiados pelos pesquisadores, nos quais se incluem assassinatos, violência policial e impunidade.

É citado o “uso da violência policial e os recorrentes assassinatos, que permanecem impunes, de líderes indígenas”. Estudos recentes apontam que de 2003 a 2014, foram 687 casos de assassinatos no Brasil, sendo 377 no Mato Grosso do Sul.

Ação do Estado

A carta também critica a ação do governo no que chamam de desaparelhamento da Funai (Fundação Nacional do Índio), citando a indicação do general Roberto Peternelli (PSC-SP) para a presidência do órgão, afirmando ser uma “afronta à autodeterminação dos povos”.

Peternelli, cujos posicionamentos são vistos pelos especialistas e ativistas como anti-indígenas, havia sido indicado para assumir o comando da entidade indigenista, mas depois de pressões, o governo interino de Michel Temer (PMDB) desistiu na nomeação, na quarta-feira (6).

Os cientistas também citam a PEC 215, que passa o poder final de demarcação de terras do Executivo para o Legislativo, além de proibir aumento de terras já delimitadas e garantir indenização a fazendeiros. A moção classifica a proposta como atentado frontal aos direitos indígenas.

Também é citada a demora em realizar os processos demarcatórios em áreas que já se encontram em fase de estudo, reivindicadas por índios como territórios onde viviam seus ancestrais.

“O não cumprimento da Constituição Federal no que concerne à proteção dos povos indígenas e à demarcação dos seus territórios tradicionais, principalmente nos casos dos Guarani-kaiowá; Pataxó das T.I. de Barra Velha do Monte Pascoal e Comexatiba; e T.I. Tupinambá de Olivença”, diz a carta.

(Sob supervisão de Ludyney Moura)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
vander pec

‘Trump não deve interferir contra aqueles que planejam golpe de Estado’, diz Vander Loubet

Acusado de matar irmão e esfaquear cunhada é condenado a 18 anos de prisão em MS

Toffoli: ressarcimento do INSS ficará fora de meta fiscal e arcabouço

adriane lopes prefeita

Adriane Lopes se reúne com secretariado para debater Programa de Promoção do Equilíbrio Fiscal

Notícias mais lidas agora

Às pressas, Papy marca reeleição da Mesa Diretora com troca de vice para quinta-feira

bebê

Bebê morre após ser estuprada e pai vai preso ao confessar o crime em MS

MPMS se cala sobre acordo que livra Patrola de ação por danos com rodovia ‘despedaçada’

Passageira entra em trabalho de parto e motorista de aplicativo é escoltado até a maternidade

Últimas Notícias

Polícia

Assassinato do jornalista Léo Veras na fronteira de MS é denunciado por organização internacional

O jornalista foi morto na frente da família há cinco e a Forbidden Stories diz que impunidade é causada pela ‘Lei do silêncio’ na Fronteira

Política

Deputado Luiz Ovando diz que Brasil ser tarifado em 50% por Trump é uma ‘Bravata’

Parlamentar lamenta que decisão do presidente americano terá 'impacto social e econômico profundo'

Polícia

Trio suspeito de cometer furtos em comércios de Sidrolândia é preso pela Polícia Militar

Os militares ainda conseguiram recuperar vários objetos furtados pelos criminosos

Política

‘Colocando o país em risco para atender projeto pessoal de poder’, diz Camila Jara sobre tarifaço de Trump

Trump anunciou que vai aplicar tarifas de 50% sobre produtos brasileiros a partir de 1º de agosto