Pular para o conteúdo
Brasil

Peões ficam noivos durante festival tradicionalista gaúcho

 Nestes locais são preservadas normas rígidas
Arquivo -

 Nestes locais são preservadas normas rígidas

O é conhecido em todo país pelo forte tradicionalismo cultivado até hoje nos chamados CTGs, os Centros Tradicionalistas Gaúchos. Nestes locais são preservadas normas rígidas da cultura gaúcha, sendo quase que uma norma implícita que os relacionamentos amorosos se deem entre o “peão” e a “prenda”. No entanto, os tempos são de mudança e, no último final de semana, as porteiras da tolerância se abriram um pouco mais no Estado: os peões Henrique e Diogo, até então namorados, noivaram durante um dos maiores festivais tradicionalistas do Rio Grande do Sul.

O fato foi registrado ainda no último sábado, em Santa Cruz do Sul, durante a trigésima edição do Enart, o Encontro de Arte e Tradição Gaúcha. Henrique Vargas e Diogo Moreira, que moram em Pelotas, publicaram nas redes sociais as fotos do enlace realizado durante o evento e, em poucas horas, a história de amor tomou proporções que ambos não imaginaram que ela alcançaria. Conforme Diogo, em nota publicada no Facebook, “após a troca de alianças, entramos no palco para executar as danças de maneira tradicional. A tradição Gaúcha continua a mesma, não escolhemos um evento tradicionalista para levantar bandeiras e sim por ser importante em nossas vidas”, disse.

Ainda conforme o casal, ambos receberam “centenas de críticas, mas trilhões de mensagens de apoio”. Eles ainda reiteraram que o CTG do qual fazem parte, em Pelotas, nunca demonstrou qualquer tipo de preconceito com a opção sexual do casal: “não temos propriedade para falar sobre algo que não vivenciamos. O preconceito existe sim, em todos os meios. No entanto, não haviam ocorrido situações conosco. Na verdade, não haviam ocorrido até a divulgação das matérias”. A última colocação faz menção aos comentários preconceituosos decorrentes de entrevistas publicadas na mídia.

Ambos ainda reforçaram que são atuantes há muito tempo na divulgação da cultura gaúcha, mas por motivos profissionais deixarão de atuar diretamente no CTG. Conforme o casa, no entanto, seguirão prestigiando todas as atividades do segmento. Sobre a vida daqui para a frente, a frase é clara: “quanto ao Diogo e ao Henrique, o lema continua o mesmo: contigo me vou de tiro, pouco importa a jornada.”

 

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Perseguição termina com um preso e apreensões de 428 Kg de maconha e carro roubado em Campo Grande

moraes

Trump Media e Rumble pedem e Justiça dos EUA expede nova citação contra Moraes

Mamelodi supera público baixo e garante a vitória sobre o Ulsan no Mundial de Clubes

Ministério da Agricultura descarta caso de gripe aviária em Terenos

Notícias mais lidas agora

Pela segunda sessão consecutiva, CNMP julga denúncias de corrupção no MPMS

Após vistoria apontar ‘cheiro intenso’, JBS insiste que adotou medidas antifedor

concessão morenão

Concessão de até 35 anos é alternativa para Morenão, aponta presidente de Comissão

pantaneta

Léo Santana, Dj Jiraya Uai e ex-Terra Samba se apresentam na Pantaneta 2025

Últimas Notícias

Charge

CPI: Calabresa, Portuguesa, Italiana

Polícia

Golpistas prometem CNH por R$ 400 e sem exames

Golpista se apresentou como servidor do Detran-SP

Polícia

Médica desaparece em rio após cair de ponte na BR-376 em MS

As buscas se encerraram ao anoitecer desta terça

Esportes

Brasil é escolhido como sede dos Pans de Ginástica Artística e Rítmica

Decisão foi tomada durante assembleia geral ordinária da União Pan-Americana de Ginástica