Brasil admite desperdiçar 37% da água tratada

No levantamento anterior, divulgado em 2012, as perdas de água no país estavam em 36,9%

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

No levantamento anterior, divulgado em 2012, as perdas de água no país estavam em 36,9%

Em meio à crise hídrica que o Brasil enfrenta, principalmente o Estado de São Paulo, um relatório do governo federalaponta que 37% da água tratada no país acaba sendo desperdiçada e não chega às torneiras da população. Os dados são de dezembro de 2014. Grande parte dessa água é perdida em falhas das tubulações. Fraudes e ligações clandestinas também colaboram para que o líquido seja desperdiçado.

No levantamento anterior, divulgado em 2012, as perdas de água no país estavam em 36,9%. Assim, é possível afirmar que não houve melhoria de lá para cá. O volume de água perdida somente na Grande São Paulo, por exemplo, é semelhante à produção atual do sistema Cantareira, que abastece 6,5 milhões de moradores e estava nesta terça-feira (20) com 5,6% de sua capacidade.

A forma como cada Estado trata do assunto também varia. Enquanto no Distrito Federal as perdas nas tubulações e fraudes equivalem a 27,3% do total, no Amapá o número chega aos 76,5%. Em São Paulo, as perdas no final de 2013 eram de 34%. Na região metropolitana, a taxa é próxima de 30%. A Sabesp tem a meta de 26% em 2020.

Conteúdos relacionados