Novembro Azul terá campanhas, exames e ações de prevenção

A Prefeitura de aderiu à versão masculina do : o , para prevenir o câncer de próstata e a saúde do homem. No último dia do mês, a lei foi sancionada pelo prefeito Alcides Bernal (PP), conforme o Diogrande (Diário Oficial do Município de Campo Grande) desta segunda-feira (30), mas a campanha já existe desde 2003, quando foi lançada na Austrália.

O Novembro Azul ficará dedicado à realização de ações de prevenção ao câncer de próstata e de promoção da saúde do homem, com atividades a cargo da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde).

A pasta realizará a cada ano campanhas de esclarecimentos, exames e outras ações educativas e preventivas “visando ao esclarecimento e incentivo à realização de exames preventivos para a detecção do câncer de próstata, assim como para outras doenças que acometem primordialmente a população masculina”.

A Sesau poderá promover ainda parcerias com o Ministério de Saúde e a SES (Secretaria de Saúde do Estado de Mato Grosso do Sul), para “amplo desenvolvimento das atividades alusivas em comemoração ao mês “Novembro Azul”, com atividades que estimulem o envolvimento da comunidade”.