Equipe da UBSF do Estrela Dalva desenvolve ação de prevenção à tuberculose

O objetivo foi sensibilizar a comunidade 

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O objetivo foi sensibilizar a comunidade 

A equipe de Saúde da Família Estrela Dalva realizou essa semana uma ação educativa de orientação, prevenção e controle da tuberculose. Realizada em parceria com acadêmicos de medicina, a atividade ocorreu após incidência de novos casos da doença na região e abandono do tratamento por alguns pacientes. O objetivo foi sensibilizar a comunidade para a importância do diagnóstico precoce, tratamento oportuno e, principalmente, evitar o abandono do tratamento.

A ação ocorreu entre os bairros Bosque do Carvalho, Jardim Futurista e Danúbio Azul que compreendem o território da Unidade Básica de Saúde da Família do Estrela Dalva, região norte de Campo Grande, onde a equipe percorreu bares, ruas, pontos de ônibus e mercados, orientando as pessoas e distribuindo panfletos informativos, além de anexar cartazes no comércio local.

Por meio do material distribuído, os moradores desses bairros estão sendo informado sobre sinais e sintomas da tuberculose, que o tratamento é ofertado gratuitamente nas unidades de saúde. A equipe que percorreu os locais explicou que, se tiver algum familiar, amigo, conhecido apresentando sinais e sintomas da doença, oriente-o a se dirigir a unidade de saúde mais próxima de sua residência para iniciar o tratamento, o quanto antes. “A informação é a principal prevenção da tuberculose”, ressalta a enfermeira Taline Mara Villalba de Sousa, da equipe da unidade Estrela Dalva.

De acordo com a gerente técnica do Programa Municipal de Controle da Tuberculose,Vanessa Aquino, ações como esta são importantes para esclarecer a população que a tuberculose é uma doença que ainda está presente nos dias atuais, que tem cura quando diagnosticada precocemente e que as unidades de saúde estão de portas abertas para receber o paciente, diagnosticar e tratar a doença. “O envolvimento da comunidade por meios de suas organizações comunitárias: associações, grupos religiosos, escolares é de suma importância para a prevenção e o controle da tuberculose”, destacou.

Os principais sinais e sintomas da tuberculose são: tosse por mais de duas semanas, febre baixa no final do dia, perda de peso, falta de apetite, cansaço e suor noturno. Quem apresentar estes sintomas, a pessoa deve buscar a unidade de saúde mais próxima de sua residência. O tratamento tem duração mínima de seis meses e é totalmente gratuito.

 

 

 

Conteúdos relacionados