Conheça os melhores e piores alimentos a serem ingeridos no café da manhã

Ingerir os alimentos corretos na refeição auxilia nos níveis de concentração, entre outros benefícios

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Ingerir os alimentos corretos na refeição auxilia nos níveis de concentração, entre outros benefícios

Dizem que o café da manhã é a refeição mais importante do dia. Prover o corpo com o “combustível” certo pode levar a melhores níveis de concentração, memória, atenção e até mesmo a função muscular. Veja na lista abaixo, os melhores e piores alimentos para comer no café do manhã:

Melhores alimentos:

Noz 
Uma grande fonte de gorduras saudáveis, as nozes ajudam a sustentar seus níveis de açúcar no sangue por longos períodos de tempo. 
De acordo com o Centro Nacional de Diabetes, em Nova York , as nozes fornecem energia de forma lenta e contêm ácido oleico que desencadeia uma reação no cérebro, deixa a pessoa satisfeita por mais tempo.

Complexo de carboidratos 
Estes podem ser incorporados ao café da manhã por terem pães integrais, aveia, granola e mingau. 
A Academia de Nutrição e Dietéticas confirmou que o complexo de carboidratos libera glicose gradualmente para a corrente sanguínea, fornecendo ao corpo uma energia estável. Os carboidratos demoram para serem digeridos.

Ovos 
Cheio de proteínas de alta qualidade, gorduras boas e vitaminas (B12, B2 e A, para citar alguns), os ovos também possuem colina, um nutriente essencial para o desenvolvimento e funcionamento do cérebro. 
Segundo a nutrição do grupo de Nova York, alimentos ricos em energia liberam proteínas em um nível estável por horas, desta forma adiando a vontade de comer.

Manteiga de amendoim 
Com gorduras saudáveis, proteínas e antioxidantes, a manteiga de amendoim contém potássio, que pode diminuir o risco de pressão alta e doenças cardíacas. 
Um estudo mostrou que a propagação também pode estabilizar os níveis de açúcar no sangue e aumentar os hormônios da saciedade, que inibem a fome por longos períodos de tempo.

Abacates 
Os abacates possuem quase 20 vitaminas e minerais, incluindo C, E, B. A fruta também é boa para o trato digestivo e são ótimas para a visão. 
Gorduras no alimento verde também auxiliam a proteger as células nervosas e melhorar a função cerebral.

Mirtilos 
Dr. Jeremy Spencer, do Departamento de Alimentos de Biociências da Universidade de Reading, afirmou que os mirtilos podem reduzir os efeitos de condições relacionadas à idade, como Alzheimer e demência. 
Da mesma maneira, dietas ricas em mirtilos podem melhorar o aprendizado e a função muscular, além de impulsionar a memória.

Salmão 
É uma ótima fonte concentrada de ômega-3, que ajuda na reconstrução de células cerebrais, declínio cognitivo lento, e também fortalece as sinapses no cérebro relacionadas à memória.

Bananas 
Segundo a Universidade do Texas, comer frutas amarelas pode estimular a concentração.  Elas contêm potássio, e um mineral essencial para manter o cérebro, os nervos e o coração em forma. 
Além disso, possui uma grande fonte de amido resistente, um tipo de amido que não é digerido no estômago.

Espinafre 
O espinafre auxilia a melhorar a memória de curto prazo e habilidade mental. Ele também contém aminoácidos que são fundamentais para partes do cérebro responsáveis pelo aprendizado e resolução de problemas.

Toranja 
Segundo uma pesquisa, só o cheiro da toranja ajuda a reduzir o apetite, a manter a pessoa acordada e a impulsionar a estimulação mental.

Piores alimentos:

Cereais açucarados 
Cheio de carboidratos e açúcares, o que pode provocar uma queda de energia no meio da manhã.

Sem café da manhã 
A primeira refeição do dia controla o apetite, regulando a fome e energia.

Suco 
Apesar de ser rico em vitaminas e minerais, beber suco como primeira opção pode causar um pico de açúcar no sangue e níveis de insulina. Isto pode levar a aumento de peso ou diabetes.

Massas 
Deliciosas no momento, mas conduzem a uma rápida elevação de açúcar no sangue, o que significa que a pessoa ficará com fome em um curto tempo.

 

Conteúdos relacionados