Famílias cobram sensibilidade das escolas nos bilhetes que ainda vão só para a mãe
Polêmica esteve nas redes sociais esta semana
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Polêmica esteve nas redes sociais esta semana
Há pouco, a imagem de um bilhete escolar assinado por uma mãe viralizou nas redes. No Rio de Janeiro, a usuária Kate Lane publicou no Facebook um recado para a escola do filho Jorge, que em outra mensagem, solicitava com a palavra “mamães”, ingredientes para uma salada de frutas. Kate frisava, na resposta, que eles não deveriam vir direcionados apenas para as mães e também para os pais. “Entendo que muitas vezes é a mãe quem se encarrega das tarefas domésticas e dos filhos, mas precisamos lembrar que ‘papais’ também são responsáveis e que muitas crianças são criadas por outros membros da família, como avós, tios, tias, etc. Assim, seria uma maneira de não repetirmos esse discurso que só responsabiliza a mãe/mulher pelo cuidado com a casa e os filhos (as)”, dizia o recado.
Em Campo Grande, a discussão pode ser aprofundada já que também é recorrente em algumas escolas, segundo relata a administradora de empresas Amanda de Brito. “Recebo sempre os bilhetes apenas para mim. Já recebi alguns direcionados aos dois pais, principalmente os de reunião, já que meu marido é quem vai nas reuniões dos pais por ter um horário de trabalho mais flexível que o meu. O último bilhete da escola vinha solicitando uma porção de salgados para uma comemoração em sala de aula, e vinha ‘mamãe, por favor providencie’”, relata. Seus filhos, Luany de 8 anos e Arthur de 5, receberam bilhetes diferentes nessa ocasião. “Para ela os bilhetes sempre vêm relacionados à comida”, relata.
Segundo a psicóloga Talita dos Santos, a questão está enraizada na distribuição de funções sociais em nossa sociedade, e muitas vezes a escola nem percebe o que está colocando no bilhete. “As pessoas ainda, infelizmente, acreditam que as obrigações com os filhos são exclusivas da mãe. Inclusive, pensam que o pai que faz alguma coisa pelos filhos está apenas ‘ajudando’, quando na verdade as funções domésticas também precisam ser realizadas pelo pai de forma igualitária, já que as mães trabalham e ainda têm que dar conta dos afazeres domésticos”, explica a psicóloga. Dessa forma, a escola não se atenta para algo banal, que está extremamente pontuado em nossa estrutura social.
Posicionamento nas escolas
A publicitária Josi Guerra Niz, mãe do pequeno Pedro, diz não ter problemas com isso na escola do filho. “Quando fui pesquisar a escola para ele, sempre tive curiosidade sobre a comunicação que é aplicada. A maioria das escolas particulares que conheço fazem um filtro e sabem quais são os alunos, por exemplo, criados pelos avós, pelos tios, mas mesmo assim na escola do Pedro os bilhetes sempre chegam direcionados aos pais e responsáveis. Eu percebo muito que isso é uma coisa da escola, que pode incentivar a participação dos pais. Por exemplo, na escola do Pedro, no dia dos pais, são eles que conduzem o evento”, relata Josi.
Ela acredita também que o “erro” pode vir do pai que não se posiciona, e a escola acaba não tendo contato com esse pai, direcionando tudo à mãe, e que isso nunca ocorreu com ela pois seu marido é participativo e está sempre ligado à escola.
Segundo a diretora da escola Gappe Sandra Ferreira, a comunicação da escola com os pais deve ser equilibrada, isenta e cuidadosa. “Temos que ter esse cuidado pois hoje os responsáveis pelas crianças são os mais variados possíveis, tem quem vive só com o pai, avós, outras pessoas, então a comunicação tem que ser mais abrangente. Outra questão que trabalhamos muito é a linguagem com as crianças, explicamos para elas que os bilhetes vão para os pais, ou seja, o responsável”, informa a diretora. Além disso, a escola se propõe a incluir todos os pais – independente do grau de parentesco com a criança – em todas as atividades para enaltecer o laço da instituição e dos pais.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Pronto para explorar a Europa? Comece por essas 6 cidades incríveis
Viajar pela Europa é um sonho para muitos e uma experiência que encanta a todos. Com sua riqueza cultural, diversidade de paisagens e história fascinante, o continente oferece destinos para todos os gostos. Seja você um amante da arquitetura, da gastronomia, das artes ou da natureza, há sempre algo novo para descobrir. Mas, por onde…
Foragido por matar mulher há 22 anos no Nova Lima é preso em Campo Grande
Maria Cristina Flores Recalde foi assassinada com tiro na nuca em julho de 2002
Santa Casa de Campo Grande enfrenta superlotação crítica e riscos à assistência
Profissionais relatam desafios enfrentados no cotidiano diante da superlotação, como jornadas extenuantes e aumento dos riscos para pacientes
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.