Aula inaugural do idioma guarani na Capital recebe mais de 200 inscrições

O curso de guarani será oferecido em módulo básico, com carga de 100 horas/aula duas vezes por semana

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O curso de guarani será oferecido em módulo básico, com carga de 100 horas/aula duas vezes por semana

Mais de 200 pessoas se inscreveram para a aula inaugural do curso do idioma guarani que acontece nesta terça-feira (1º) às 19h30, no Consulado do Paraguai em Campo Grande. São oferecidas 20 vagas por meio de convênio entre o Instituto Chamamé MS e o Consulado Paraguaio, com apoio da Rádio e TV Educativa.

O curso de guarani será oferecido em módulo básico, com carga de 100 horas/aula duas vezes por semana pela professora Idalina Maciel Leon, formada pelo Instituto Ateneu. Segundo ela, “aprender o idioma guarani é importante para entender a cultura paraguaia e também indígena”.

Mato Grosso do Sul tem uma grande população de imigrantes paraguaios e índios que adotam o idioma no dia a dia. “Dependendo do aluno é possível adquirir fluência nesse curso básico e havendo interesse ele pode se estender”, disse a professora Idalina Maciel ao Portal da Educativa.

Segundo Idalina Maciel, o alfabeto do idioma guarani é composto de 33 letras entre consoantes, sinais de nasalidade, oral e dígrafo (uso de duas letras para um único fonema). “O alfabeto do idioma guarani é maior que o português e espanhol, mas não é difícil de aprender. Como toda língua, o aprendizado depende de dedicação e disciplina do aluno”, lembra a professora do curso patrocinado pelo Instituto Chamamé MS e Consulado do Paraguai.

Como um dos idiomas do Mercosul, o guarani também é recomendado para os profissionais que atuam na área de relações internacionais e comércio exterior.

Conteúdos relacionados

roupas de marca bazar 10 reais campo grande
vidente chaline lula