Mercado de mentorias é novo nicho para profissionais empreenderem, afirma Victor Damásio

E se você pudesse ter alguém para tirar todas as suas dúvidas profissionais, dar conselhos que realmente façam sentido, mostrar o caminho mais curto e revelar o que realmente funciona para obter o que você almeja para a sua empresa ou carreira? Essa figura existe, é o mentor.   Apesar da figura de um conselheiro […]

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E se você pudesse ter alguém para tirar todas as suas dúvidas profissionais, dar conselhos que realmente façam sentido, mostrar o caminho mais curto e revelar o que realmente funciona para obter o que você almeja para a sua empresa ou carreira? Essa figura existe, é o mentor.

 

Apesar da figura de um conselheiro ser algo antigo, alguém que oriente de maneira profissional e de forma precisa é recente. Segundo Victor Damásio, que oferece mentorias e cursos de formação de profissionais no ramo, o serviço tem sido altamente requisitado e ainda há espaço para novos mentores em diversas áreas.

 

“Há mentores em todas as áreas: médicos, ilustradores, padeiros, qualquer profissional que tenha bons conhecimentos do seu ramo pode virar um mentor”, explica.

 

O que é um mentor?

 

Damásio define como alguém que já trilhou o caminho e que, por isso, é capaz de ensinar todos os pormenores para que seus mentorados obtenham sucesso. “Alguém que nunca passou em concurso não pode ser mentor para concurseiros, por exemplo. Para ser mentor, a pessoa tem que ter vivido aquilo e conhecer os passos. Dou mentoria em marketing porque já vendi milhões na internet e oriento quem busca criar cursos porque já criei vários. Eu ajudo a pessoa a organizar seus conhecimentos e transformá-los em uma prática bem paga. É contar os detalhes, explicar as armadilhas, os truques, como agir, o que dizer, é dar todos os pormenores, aquilo que não é ensinado na faculdade”, define.

 

A diferença em relação a um curso, por exemplo, é que a cada encontro são discutidas estratégias específicas, de acordo com as necessidades pontuais do mentorado. Há uma troca entre as duas partes sobre o que deu certo e o que deu errado. “É um acompanhamento personalizado”, diz Damásio.

 

Quanto custa?

 

Depende de inúmeras variáveis, mas, segundo Victor, é necessário que seja cobrado um valor justo. “Quando o mentorado precisa desembolsar uma quantia maior, ele se compromete mais.” Ele recomenda que seus alunos cobrem R$ 10 mil, mas, se o mentor estiver inseguro no início de sua carreira, sugere cobrar R$ 5 mil. Para 6 meses de encontros quinzenais, Victor cobra R$ 20 mil em sua mentoria.

 

“Você pode cobrar quanto quiser, desde que gere 10 vezes mais valor para o cliente. Tudo depende do retorno. No meu grupo mais avançado, os clientes me pagam R$100 mil, pois já fiz com que faturassem mais e R$ 1 milhão.”

 

Seu curso para formação de mentores, o Vida de Mentor, custa 30 mil. “Cobro 30 mil pelo curso porque meus alunos conseguem ganhar, depois de concluírem, 30 mil por mês, basta ter 6 mentorados por 5 mil cada.”

 

A mentoria também é bastante flexível quanto ao modelo de entrega. Pode ter início meio e fim ou ser renovada indefinidamente. Tudo vai depender do modelo escolhido pelo mentor e do objetivo do cliente.

 

A demanda pelo serviço tem aumentado, de acordo com Damásio. Não há qualificações exigidas para se tornar um mentor, basta ter conhecimentos em uma área e pessoas dispostas a pagar para aprender com você. Entretanto, Victor ressalta que o mercado é exigente. “A barreira de entrada é pequena, mas o mercado expulsa os ruins, o mentorado faz o mentor.”

 

*Esta é uma página de autoria de VARIEDADES ASSESSORIA JC MKT e não faz parte do conteúdo jornalístico do MIDIAMAX.

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