Pular para o conteúdo
Saúde

Equipe da UBSF do Estrela Dalva desenvolve ação de prevenção à tuberculose

O objetivo foi sensibilizar a comunidade 
Arquivo -

O objetivo foi sensibilizar a comunidade 

A equipe de Saúde da Família Estrela Dalva realizou essa semana uma ação educativa de orientação, prevenção e controle da . Realizada em parceria com acadêmicos de medicina, a atividade ocorreu após incidência de novos casos da doença na região e abandono do tratamento por alguns pacientes. O objetivo foi sensibilizar a comunidade para a importância do diagnóstico precoce, tratamento oportuno e, principalmente, evitar o abandono do tratamento.

A ação ocorreu entre os bairros Bosque do Carvalho, Futurista e Danúbio Azul que compreendem o território da Unidade Básica de Saúde da Família do Estrela Dalva, região norte de , onde a equipe percorreu bares, ruas, pontos de ônibus e mercados, orientando as pessoas e distribuindo panfletos informativos, além de anexar cartazes no comércio local.

Por meio do material distribuído, os moradores desses bairros estão sendo informado sobre sinais e sintomas da tuberculose, que o tratamento é ofertado gratuitamente nas unidades de saúde. A equipe que percorreu os locais explicou que, se tiver algum familiar, amigo, conhecido apresentando sinais e sintomas da doença, oriente-o a se dirigir a unidade de saúde mais próxima de sua residência para iniciar o tratamento, o quanto antes. “A informação é a principal prevenção da tuberculose”, ressalta a enfermeira Taline Mara Villalba de Sousa, da equipe da unidade Estrela Dalva.

De acordo com a gerente técnica do Programa Municipal de Controle da Tuberculose,Vanessa Aquino, ações como esta são importantes para esclarecer a população que a tuberculose é uma doença que ainda está presente nos dias atuais, que tem cura quando diagnosticada precocemente e que as unidades de saúde estão de portas abertas para receber o paciente, diagnosticar e tratar a doença. “O envolvimento da comunidade por meios de suas organizações comunitárias: associações, grupos religiosos, escolares é de suma importância para a prevenção e o controle da tuberculose”, destacou.

Os principais sinais e sintomas da tuberculose são: tosse por mais de duas semanas, febre baixa no final do dia, perda de peso, falta de apetite, cansaço e suor noturno. Quem apresentar estes sintomas, a pessoa deve buscar a unidade de saúde mais próxima de sua residência. O tratamento tem duração mínima de seis meses e é totalmente gratuito.

 

 

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Manifestantes pedem por revitalização do Horto Florestal em Campo Grande

A caminho do trabalho, jovem morre ao ser arrastado por carro em Três Lagoas

Jovens são espancados e ameaçados por desconhecidos em Pedro Juan Caballero

‘Moraes não pode fazer nada” diz Eduardo Bolsonaro ao lado de ‘chefe dos embaixadores’ dos EUA

Notícias mais lidas agora

bolsonaro

‘Hora de colocar a cara’: políticos de direita se manifestam sobre ato pró-Bolsonaro em MS

Interdição em macroanel pega motoristas de surpresa na BR-163 em Campo Grande

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

Meia maratona: Trechos da Avenida Presidente Vargas serão interditados em Dourados

Últimas Notícias

Política

‘Hora de colocar a cara’: políticos de direita se manifestam sobre ato pró-Bolsonaro em MS

PL deve se reunir na próxima semana para definir detalhes de protestos

Polícia

VÍDEO: Motociclista atirou 11 vezes antes de fugir em alta velocidade após emboscada

Dois jovens, de 21 e 22 anos, em frente a uma residência, quando o motociclista disparou, no Jardim Aero Rancho

Brasil

59% apoiam operação da PF contra Jair Bolsonaro e 41% criticam, mostra Quaest

Instituto monitorou mais de 1,3 milhão de publicações

Famosos

Zezé di Camargo volta a desafinar em show e divide opiniões: ‘Hora de parar’

Zezé di Camargo deu o que falar ao desafinar durante um show em Lucas do Rio Verde, no Mato Grosso; veja o vídeo que viralizou na web