João Alfredo Danieze, de Ribas do Rio Pardo, município distante 97 quilômetros de Campo Grande, disse que a prefeitura vai abrir processo administrativo disciplinar contra um servidor investigado por autorizar o pagamento de horas extras ‘não trabalhadas' para a ex-mulher, que também é servidora.

Segundo o prefeito, os fatos se referem à gestão anterior, quando o referido servidor ocupava cargo de diretor executivo em uma das pastas. Hoje atua no setor de manutenção. “O servidor envolvido nunca foi diretor em nosso mandato. O município está prestando todas as informações necessárias”, disse.

Entenda

O MPMS (Ministério Público Estadual de Mato Grosso do Sul) instaurou inquérito para apurar supostas horas extras pagas a uma servidora municipal de Ribas. O detalhe é que as autorizações para pagamento eram assinadas pelo então diretor de uma das secretarias, que é ex-marido da funcionária.

Conforme edital publicado no Diário Oficial do MPMS desta quarta-feira (16), disponível para consulta pública, o promotor George Zarour Cezar, da Promotoria de Justiça local, abriu o procedimento para investigar eventual prática de administrativa no que diz respeito às horas extras recebidas pela servidora.

Os fatos vieram à tona ainda na gestão passada, a partir de uma denúncia encaminhada à ouvidoria, informando que o diretor tem “feito questão” de assinar horas-extras mensalmente para a ex-mulher, que ocupa o cargo de auxiliar de serviços gerais. Os relatos são de que ele estaria desta forma fazendo um favor a ela, permitindo que ganhasse mais.

No entanto, a pessoa que fez a denúncia disse que é de conhecimento de todos os servidores que a funcionária prepara apenas o café da manhã para os trabalhadores e logo em seguida vai embora, ou seja, sequer cumpre o expediente completo, que dirá o bastante para receber por horas extras.

Diante dos relatos, o promotor protocolou a abertura de inquérito e acionou as partes envolvidas em busca de esclarecimentos. Assim, o atual prefeito disse que será aberto processo administrativo disciplinar para apurar os fatos.

 Ressaltou também que em abril de 2021 foi adotado o ponto eletrônico por biometria, justamente para mitigar eventuais fraudes. “Estamos solicitando cópias de todo procedimento no MPMS, para iniciarmos aqui um procedimento próprio”, disse o prefeito ao jornal Midiamax.