O governo do Estado publicou nesta quarta-feira (2), em Diário Oficial, a aprovação do credenciamento de oito estabelecimentos médicos que prestarão serviço na Caravana da Saúde, programa do Governo para realização de exames e cirurgias eletivas. Das oito, sete são de e uma de Naviraí, no sul do Estado. Abaixo a lista de aprovados:

Outras nove empresas tiveram o credenciamento não aprovado por não atenderem a pontos do edital. Das não aprovadas três são de Três Lagoas, duas de Campo Grande, uma de Corumbá, uma de Naviraí, uma de Ponta Porã e uma de Dourados. Ainda segundo a publicação, os estabelecimentos não aprovados têm dois dias úteis para apresentar recurso.

Os detalhes da publicação estão na página 49 do Diário Oficial desta quarta (2). Acesse aqui.

Novo formato

A Caravana da Saúde terá novo formato em 2022 devido aos dois anos de pandemia, que afetaram diretamente as cirurgias eletivas e exames. Por isso, a Caravana, agora, está dividida em duas modalidades: a Opera MS e Examina MS. Conforme já contratualizado com a SES (Secretaria de Estado de Saúde), 39 hospitais em 34 municípios vão realizar 94 tipos de procedimentos cirúrgicos e 66 tipos de exames de média e alta complexidade. O investimento previsto é de R$ 120 milhões.

Ao todo, serão feitas 68.618 cirurgias e 33.002 exames como ressonâncias, tomografias, ultrassons, colonoscopia e endoscopia, tudo no período de 13 meses. Os pacientes que serão atendidos nesta nova etapa do programa já estão agendados, conforme as filas da regulação. Serão investidos na Caravana R$ 120 milhões. “Hoje a gente tem uma fila de 70 mil pessoas aguardando para cirurgias, 59.370 exames aguardando para serem realizados pela regulação”, disse o governador Reinaldo Azambuja.