Governo Federal dá aval a empréstimo de R$ 91 milhões para corredores de ônibus em Campo Grande
O Ministério do Desenvolvimento Regional selecionou proposta apresentada pelo município de Campo Grande para construção de corredores de ônibus com faixa exclusiva dentro do programa Pró-Transporte (Programa de Infraestrutura de Transporte e da Mobilidade Urbana). O financiamento aprovado é de R$ 91.334.232,00, dentro da linha de financiamento do Avançar Cidades, com recursos do…
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O Ministério do Desenvolvimento Regional selecionou proposta apresentada pelo município de Campo Grande para construção de corredores de ônibus com faixa exclusiva dentro do programa Pró-Transporte (Programa de Infraestrutura de Transporte e da Mobilidade Urbana).
O financiamento aprovado é de R$ 91.334.232,00, dentro da linha de financiamento do Avançar Cidades, com recursos do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), a serem aplicados na construção de mais de 30km de corredores de ônibus, estimada em R$ 96 milhões, ao todo.
O empréstimo prevê juros de 6% ao ano, podendo ser acrescida taxa diferencial de juros de até 2% e taxa de risco de crédito de até 1%. A contrapartida é de 5% do valor de investimento, com 48 meses de carência e 20 anos para pagamento.
Conforme o projeto aprovado na Câmara de Campo Grande em dezembro do ano passado, os recursos possibilitarão a construção do Corredor Norte do transporte público, com faixas exclusivas para esses veículos na Avenida Cônsul Assaf Trad (R$ 32 milhões), na Avenida Coronel Antonino (R$ 6,7 milhões), na Avenida Mato Grosso (R$ 12,6 milhões), na Rua Alegrete (R$ 20,8 milhões) e, por fim, na Rua 25 de Dezembro (R$ 5,5 milhões). Ja no Corredor Sul, são R$ 9 milhões para o corredor na Rua Rui Barbosa e R$ 17,3 milhões na Avenida Costa e Silva.
Corredores
No corredor Sul, ligação entre os terminais Guaicurus e Morenão, que tem recursos assegurados do PAC Mobilidade para o recapeamento do trecho de 4,6 quilômetros da Avenida Gury Marques, o Avançar Cidade contempla a recuperação do asfalto na Rua Rui Barbosa (4,04 km). Do corredor Norte há recursos do Mobilidade para recapear a Rua Bahia (uma extensão de 1,8 km).
O trecho mais extenso (somando as duas pistas) são os 10,52 km da Avenida Cônsul Assaf Trad, desde a rotatória com o macroanel (no Jardim Colúmbia) até se encontrar com a Avenida Coronel Antonino. Junto com a recuperação do pavimento, será implantada a rede de drenagem para resolver problemas de alagamentos na saída para Cuiabá (Avenida Cônsul Assaf Trad) e região do Bairro São Francisco (ruas Alegrete e 25 de Dezembro), que atualmente impactam o córrego Cascudo na Avenida Rachid Neder e quando há chuva mais intensa, leva ao transbordamento do Segredo (onde o Cascudo desemboca) na altura da rotatória com a Avenida Ernesto Geisel.
O resultado consta no DOU (Diário Oficial da União) desta quinta-feira (13), na Portaria nº 2.165/20, assinada pelo ministro Rogério Marinho.
Corredor Norte – 23,6km
- Av. Mato Grosso – 4,8 km
- Av. Cônsul Assaf Trad – 10,52 km
- Rua 25 de Dezembro – 2,07 km
- Rua Alegrete – 1,87 km
- Av. Coronel Antonino – 4 km
Corredor Sul – 11,41km
- Av. Calógeras – 3 km
- Av. Costa e Silva – 4,37 km
- Rui Barbosa – 4,04 km
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