Prefeitura de Selvíria abre sindicância e promete apurar e punir empresas
A Prefeitura de Selvíria informou que abriu sindicância para apurar se empresas teriam combinado preços para participar de licitação, após fiscalização do TCE-MS (Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul) detectar indícios de fraude com orçamentos do pregão feitos com mesma grafia. “Se for comprovado que houve conduta dolosa, as empresas vão ser […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Prefeitura de Selvíria informou que abriu sindicância para apurar se empresas teriam combinado preços para participar de licitação, após fiscalização do TCE-MS (Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul) detectar indícios de fraude com orçamentos do pregão feitos com mesma grafia.
“Se for comprovado que houve conduta dolosa, as empresas vão ser apenadas e impedidas de contratar com o município no prazo previsto de dois a cinco anos”, informou o pregoeiro da prefeitura, Geraldo Sousa. Ele reiterou a suspensão do processo licitatório – feita por decisão do TCE – e informou que as providências estão sendo tomadas.
E informou que a prefeitura não sabe a causa da verossimilhança na grafia dos orçamentos. Uma das possibilidades levantadas é que o mesmo escritório de contabilidade tenha sido contratado para fornecer orçamento pelas empresas, informou o pregoeiro.
Ele afirma, contudo, que o caso pode ser resultante de mero erro no processo de tomada de preços. “A sindicância vai apurar o grau da conduta, se foi infração leve, média ou grave. Se for grave resultará em processo administrativo. Agora se foi por ignorância do funcionário da empresa, aí cabe advertência”, ressaltou.
Mesma letra
O TCE determinou a suspensão imediata de licitação no valor de R$ 664.940,20 feita pela Prefeitura de Selvíria para aquisição de materiais de higiene e limpeza. O processo havia sido feito modalidade pregão presencial, mas em fiscalização foram encontrados orçamentos de empresas distintas com mesma grafia.
As irregularidades foram remetidas ao TCE pela Divisão de Fiscalização e Contratação Pública. Conforme a análise, foram detectadas entre as irregularidades preços diferentes dos praticados no mercado; possível combinação de orçamentos por similaridade na grafia de preenchimento; e ausência de ampla pesquisa de preços.
Em seu voto, o conselheiro Flávio Kayatt destacou a medida cautelar para afastar a iminência de um possível dano. Ele também reiterou a importância da devida pesquisa de preços em processo licitatório para que se obtenha a melhor relação custo-benefício nas contratações.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio de Campo Grande
- Semadur admite que constatou irregularidades em bar que virou pesadelo para moradores no Jardim dos Estados
- Dono de espetinho preso por vender carne em meio a baratas e moscas é solto com fiança de R$ 1,4 mil
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
Últimas Notícias
Roupas de marca a partir de 10 reais serão vendidas em bazar no domingo em Campo Grande
Itens terão até 90% de desconto no Breshop
Filha de Neymar, Helena é hospitalizada e mãe fica desesperada: “Sem chão”
Amanda Kimberlly contou que a pequena Helena, sua filha com Neymar Jr, está hospitalizada; saiba detalhes da situação da menina
Organizações civis pedem mudanças nas regras para IA na Câmara
Projeto foi aprovado de forma simbólica no Plenário do Senado Federal
Crise na polícia penal tem diretor afastado do semiaberto da Gameleira em Campo Grande
Estopim para afastamento de diretor ocorreu após atraso de saída de presos para o trabalho
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.