TJMS julga 69,33% das ações por improbidade e corrupção e fica acima da média nacional
O Judiciário brasileiro ficou longe de cumprir a Meta 18, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), mas o resultado do TJ-MS ficou acima da média nacional.
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O Judiciário brasileiro ficou longe de cumprir a Meta 18, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), mas o resultado do TJ-MS ficou acima da média nacional.
Apesar de o prazo ter se encerrado ontem (31 de dezembro, fim de 2013), o Judiciário brasileiro ficou longe de cumprir a Meta 18, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), relativa ao julgamento de ações sobre crimes contra a administração pública e de improbidade. Em Mato Grosso do Sul não foi diferente e o TJ-MS (Tribunal de Justiça) cumpriu 69,33% do objetivo.
Ainda assim, o resultado do TJ-MS ficou acima da média, conforme levantamento do CNJ divulgado na noite de ontem (31) pelo site do jornal O Estado de S. Paulo. Na média geral, o Judiciário brasileiro concluiu apenas 53,97% dos processos distribuídos ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), à Justiça Federal e aos Tribunais de Justiça dos Estados até 31 de dezembro de 2011.
O melhor resultado do TJ-MS foi em relação aos processos por improbidade. Das 539 ações, 392 foram julgadas (305 no ano retrasado e 87 em 2013), ou 72,23%. Ficaram pendentes 147. Em relação às ações criminais, 544 dos 811 processos foram julgados (369 em 2012 e 184 no ano passado), o que representa 67,08%. Ainda aguardam julgamento 267.
No total, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul precisava julgar 1.350 ações sobre crimes contra a administração pública e de improbidade. Foram julgados 936. Restaram 414 dos que haviam sido distribuídos até 31 de dezembro de 2011.
Em todo o País, o alvo era o julgamento, até o fim de 2013, de um acervo de 114.336 processos. O melhor resultado foi o do Tribunal de Justiça do Amapá, que alcançou 93,87% da meta, e o pior foi o do Piauí, com apenas 8,33%.
TRF3 – Já o Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), que abrange São Paulo e Mato Grosso do Sul, teve um resultado mais satisfatório. Ele conseguiu julgar 4.828 dos 5.558 processos distribuídos até o fim de 2011, atingindo a marca de 86,87% da meta. Foi o melhor resultado entre todos os tribunais federais.
A Meta 18 foi estabelecida pelo CNJ em novembro de 2012. O controle sobre o alcance desse objetivo é realizado pelo Grupo de Monitoramento do órgão, que, em 2013, incluiu visitas aos tribunais para verificação do cumprimento das medidas.
Os números ainda podem ser atualizados. Segundo a publicação, as informações chegam ao CNJ diariamente, enviadas pelos próprios tribunais, e algumas cortes são mais lentas na transmissão dos dados.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Semana começa com 3556 vagas de emprego em Mato Grosso do Sul
São 956 vagas para a capital que abrangem diversas áreas e níveis de escolaridade
Com feira de adoção e desfile de pets, ação em shopping de Campo Grande reforça combate ao abandono animal
Evento foi realizado no shopping Bosque dos Ipês, na tarde deste sábado (14)
Grupo especializado em roubo de camionetes é ligado a facção e usava codificador de chaves
Investigações mostram que ordens de furtos vinham de presídio de Mato Grosso
Lula segue internado e fará exames de sangue, diz boletim médico
Alta está prevista para a próxima semana
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.