Mil por hora

No retorno ao Congresso Nacional após ficar 10 dias na UTI por conta de reação alérgica, a senadora Soraya Thronicke chegou animada e com agenda lotada: “Chegando a mil por hora”, disse.

Reflexão

Após receber um abraço do governador Eduardo Riedel, que estava por lá e se reunir com a bancada federal e ministro das cidades, Soraya falou um pouco sobre o que tirou de lição. “Quantas pessoas passam por isso na fila do SUS? Temos que nos recordar da nossa responsabilidade, quando passamos na nossa pele e como o outro passa por isso. Isso é empatia que todos devemos ter, mesmo quando não acontece na casa da gente”, declarou.

Mar de orquídeas

No retorno ao Senado, Soraya Thronicke recebeu um verdadeiro mar de flores com felicitações. Maior parte dos arranjos é de orquídeas, que foram enviadas em variações de roxo e branco.

Fake News

Enquanto não se posiciona formalmente sobre o PL das Fake News, o deputado Geraldo Resende usou de ‘trend’ para demonstrar o ódio às notícias falsas. Na lista de 10 coisas que o parlamentar odeia, fake news estava elencada como primeira.

A culpa é sempre da população

Durante reunião para discutir as condições do transporte público em Campo Grande. Vereadora e diretor esquentaram os nervos ao debaterem sobre conservação dos terminais. Chefe da Agetran afirmou que é difícil reformas em banheiros, pois os usuários voltam a depredar o local. A vereadora rebateu com: “a culpa sempre é da população né”.

E se for pago

Diretor afirmou que seu ‘grande sonho’ para resolver o problema é cobrar uma pequena taxa para uso do banheiro. E utilizou como exemplo o valor de R$ 0,10.

Clima esquentou

O clima da reunião esquentou diversas vezes. Uma delas foi quando representantes do Consócio Guaicurus reclamaram da falta de recursos para renovar a frota. Assim, foi rebatido pela parlamentar que exclamou em tom alto que, se a empresa não possui lucro, deveria devolver o serviço para administração pública.

Homenagem

O deputado estadual Marcio Fernandes (MDB) apresentou projeto de resolução na Alems (Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso do Sul) que cria o Diploma de Honra ao Mérito Legislativo em comemoração ao Dia Estadual do Repórter Fotográfico – Valdenir Rezende. A matéria ainda será votada em plenário. O profissional foi uma das vítimas da covid durante a pandemia.

Solenidade

Pelo texto, repórteres fotográficos serão laureados em sessão solene que pode ser realizada em 2 de setembro. “Encaminhamos o presente projeto de resolução que homenageia toda a classe, mas especificamente o senhor Valdenir Rezende, ícone da reportagem fotográfica no Estado”, justificou.

Mais divulgação

Vereador Márcio Pudim, de Dourados, ficou surpreso com a baixa adesão da população à isenção da taxa do lixo no município. Então, solicitou que o Executivo fizesse uma divulgação mais ampla sobre o benefício, acreditando que muitos que poderiam ser beneficiados sequer estariam sabendo dessa possibilidade. Os números chamam atenção, em uma cidade com mais de 200 mil habitantes, foram 19 pedidos de isenção em 2022 e apenas 12 até o momento este ano.