Os médicos do Hospital de Câncer de (HCAA) continuam a dos novos atendimentos. A categoria se reúne com a Prefeitura Municipal de Campo Grande na tarde desta sexta-feira (23), para tentar negociar o fim da greve.

Ainda estão suspensas as consultas de triagem de novos pacientes e as cirurgias eletivas. Continuam mantidos e estão sendo realizados os atendimentos de urgência e emergência no PAM (Pronto Atendimento do HCAA, 24H), as cirurgias de urgências, atendimentos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), além dos tratamentos nos setores de quimioterapia, radioterapia e hormonioterapia de pacientes já em tratamento.

A greve prossegue por tempo indeterminado. Os profissionais aguardam resolução para as reivindicações que segundo eles, ainda não foram sanadas devido ao déficit financeiro geral acumulado em R$ 770 mil reais/mês.

De acordo com o documento enviado para a Diretoria do HCAA, os médicos ainda aguardam o cumprimento integral dos seguintes pontos: regularização dos vínculos/contratos dos integrantes do corpo clínico, regularização dos serviços de patologia e exames de imagens (ressonância magnética e cintilografia óssea).

A Prefeitura agendou uma reunião para amanhã às 14h30 na (Secretaria Municipal de Saúde), onde deverão ocorrer negociações sobre o tema. Os médicos anunciaram que só normalizarão os atendimentos quando houver resolutividade para esta questão e os recursos forem efetivamente liberados.

O HCAA é uma instituição filantrópica atendendo 99% dos pacientes oriundos do SUS com os tratamentos totalmente gratuitos aos usuários. Realiza 70% dos atendimentos oncológicos públicos de todo o Estado do Mato Grosso do Sul. Em 2022 foram realizados mais de 180 mil procedimentos (cirurgias, quimioterapias, radioterapias, consultas dentre outros atendimentos).