Casa de assessora do deputado estadual Rafael Tavares (PRTB) é alvo de cumprimento de mandado de busca e apreensão pela . Os mandados são cumpridos pela Operação Lesa Pátria, que busca identificar quem financiou e fomentou os atos golpistas de 8 de janeiro.

O parlamentar se manifestou dizendo “o PT mandou a Polícia Federal fazer busca apreensão na casa da minha assessora. É óbvio que o objetivo dessa operação é chegar até mim. Que Deus nos abençoe e nos proteja!”

Ao todo, são 53 mandados cumpridos nesta terça-feira em vários estados. Em Mato Grosso do Sul, são dois mandados de busca e apreensão. Os mandados foram expedidos pelo STF (Supremo Tribunal Federal) e são cumpridos em São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, Tocantins, Ceará e .

Também foi determinada a indisponibilidade de bens, ativos e valores dos investigados. Os valores dos danos causados ao patrimônio público podem chegar a R$ 40 milhões.

Ainda de acordo com a PF, os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.

Naquele dia 8 de janeiro, grupo invadiu e depredou os três Poderes, Palácio do Planalto, o e o Supremo Tribunal Federal.

São 12 mandados cumpridos em São Paulo, 6 no Paraná, 2 em Mato Grosso do Sul, 2 em Tocantins, 3 em Santa Catarina, 26 em Minas Gerais e 2 no Ceará.