O Calçadão da Rua Barão do Rio Branco, entre a Avenida Calógeras e a Rua 13 de Maio, pode se tornar o mais novo Patrimônio de Interesse Cultural de . O Projeto de Lei já foi aprovado na da Capital e segue agora para sanção da prefeita Adriane Lopes (PP).

O é do vereador Ronilço Guerreiro, do Podemos. O parlamentar explica que a aprovação foi uma conquista para o movimento.

“Muito feliz com essa aprovação, pois agora vamos oficializar algo que é histórico. Essa parte da Barão do Rio Branco sempre foi o ponto da cultura, dos grandes discursos, do nascimento de nomes da política e durante muito tempo foi o ponto de encontro do campo-grandense”, destacou o vereador.

A Justificativa da proposta diz que, segundo historiadores, a Rua Barão do Rio Branco é considerada como o primeiro corredor cultural e comercial de Campo Grande. Além disso, lembra que a Barão é a única rua do perímetro central histórico que tem o mesmo nome desde sua projeção, em 1909, citando o relato do escritor Paulo Coelho Machado no livro “Pelas Ruas de Campo Grande”.

De acordo com o autor do projeto, é necessário retomar o pensamento da construção do Calçadão, quando ele foi pensado para ser não só um espaço de convivência, mas, também, um espaço cultural, onde, ali são desenvolvidas várias atividades culturais, tais como: dança, música, teatro, capoeira, artesanato, exposições de livros, etc.