Nesta quinta-feira (8), o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) aprovou a candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Presidência da República. O deferimento ocorreu após o Tribunal julgar improcedentes os pedidos de impugnação da candidatura.

Também foi aprovada a candidatura de como vice-presidente na chapa de . Os dois fazem parte da coligação Brasil da Esperança.

A coligação é feita pelas federações do PT, PC do B e do PV e também do Psol com a Rede. Além disso, outros cinco partidos fazem parte do Solidariedade, PSB, Agir, e Pros.

TSE julga pedidos

O relator dos processos de impugnação foi o ministro Carlos Horbach, que julgou improcedentes. Os pedidos de impugnação contra a candidatura de Lula foram negados por unanimidade, já que todos os juízes acompanharam o relator.

Para Horbach, Lula e Alckmin preenchem os itens de elegibilidade exigidas pela Constituição Federal e pela legislação eleitoral. Vale lembrar que o TSE tem até a próxima segunda-feira (12) para julgar os pedidos de candidatura das Eleições de 2022.