Pular para o conteúdo
Política

Mato Grosso do Sul é o primeiro Estado do Brasil com eleição de governador definida no 2º turno

Riedel tem, até o momento, 56,51% dos votos, 759.362, contra 43,49%, 583.815 dos votos de Contar
Evelin Cáceres - Publicado em
Compartilhar
Profissionais acompanham apuração no TRE-MS (Marcos Ermínio, Midiamax)

O TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) foi o primeiro a finalizar a contagem dos votos no Brasil, com o candidato Eduardo Riedel (PSDB) matematicamente eleito no 2º turno neste domingo (30) às 17h20.

A contagem dos votos ainda continua, mas o resultado foi dado neste horário porque matematicamente o segundo colocado, Capitão Contar (PRTB), não tem mais como passar os votos de Riedel.

Riedel tem, até o momento, 56,51% dos votos, 759.362, contra 43,49%, 583.815 dos votos de Contar. São 1.463.812 votos até o momento, 92,96% das urnas apuradas.

Eleições

No primeiro turno, o candidato do PRTB ficou na liderança após a apuração dos resultados, com 26,71% dos votos válidos. Já Eduardo Riedel (PSDB) obteve 25,16% dos votos.

O tucano virou o jogo, fato historicamente raro no Brasil. Riedel conseguiu o resultado intensificando caminhadas de campanha neste 2º turno, quando visitou cidades do interior do Estado e foi aos principais debates eleitorais de Mato Grosso do Sul e sabatinas.

Contar decidiu ir somente no último debate, confiante nos resultados de pesquisa que o apontavam na liderança pela corrida ao Governo do Estado. Contar teve, ainda, apoio dos candidatos André Puccinelli (MDB) e Rose Modesto (União Brasil).

Os candidatos

Ex-secretário Infraestrutura de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel foi lançado candidato a governador de Mato Grosso do Sul (MS) nas eleições de 2022 pelo PSDB. Nascido no Rio de Janeiro, é formado em Ciências Biológicas com mestrado em Zootecnia. Nunca concorreu a cargos políticos antes, tendo atuado a maior parte da carreira no setor privado.

Riedel chegou a ser nomeado uma das cem personalidades mais influentes do agronegócio brasileiro. Foi vice-presidente e diretor da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e secretário estadual de Governo e Gestão Estratégica por seis anos, de 2015 a 2021.

Renan Barbosa Contar, mais conhecido como Capitão Contar, é deputado estadual por Mato Grosso do Sul em primeiro mandato. Contar é natural de Campinas (SP) e é capitão de carreira do Exército Brasileiro. Foi filiado ao PSL, mas trocou de partido para disputar o cargo de governador de Mato Grosso do Sul (MS) nas eleições de 2022.

Ficaram de fora da disputa pelo governo sul-mato-grossense os candidatos André Puccinelli (MDB), Rose Modesto (União Brasil), Giselle Marques (PT), Marquinhos Trad (PSD), Adonis Marcos (PSOL) e Magno de Souza (PCO), este com a candidatura anulada sub judice.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre 'cratera' na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra 'fotógrafo de ricos' em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Cotidiano

Escolas rurais da Reme, de Campo Grande, voltam às aulas dia 17

Decisão ocorreu devido a fatores climáticos e de logística

Cotidiano

Castramóvel, Drive-thru da Oração e Ação do Procon interditam trânsito de Campo Grande neste fim de semana

Há interdições previstas para segunda, terça e quarta-feira também

Polícia

Lojas de tênis alvo de fiscalização reabrem com os mesmos produtos no centro de Campo Grande

As lojas foram fiscalizadas na última quarta-feira (5)

Polícia

Homem tenta esfaquear outro e acaba agredido com soco na Praça Ary Coelho

Vítima foi levada até a UPA Coronel Antonino na tarde desta sexta-feira (7)