Pular para o conteúdo
Política

Nas redes, parlamentares de MS lamentam falecimento de ex-deputado Ary Rigo

Presidente da Alems decretará luto de três dias
Arquivo -
Ary ficou por 24 anos na Casa de Leis de Mato Grosso do Sul.
Ary ficou por 24 anos na Casa de Leis de Mato Grosso do Sul.

O falecimento do ex-deputado Ary Rigo, na tarde desta quinta-feira (30), provocou manifestações de pesar nas redes sociais, realizadas pelos mandatos de parlamentares na ativa em . Até o início desta tarde, ao menos cinco deputados já haviam se pronunciado.

No Facebook, o deputado estadual Gerson Claro (Progressistas) destacou a preocupação de Rigo com o desenvolvimento de MS. “É com profundo pesar que recebemos a notícia do falecimento do ex-deputado Ary Rigo. Parlamentar combativo e homem público preocupado com o desenvolvimento do Estado, ele deixa um legado de trabalho e atuação vibrantes. Que Deus em sua infinita misericórdia o receba e conforte o coração dos familiares e amigos neste momento tão difícil”.

Também nas redes, o deputado Felipe Orro (PSDB) manifestou luto e pesar pelo falecimento de Rigo. “Manifesto meu profundo pesar pelo falecimento do ex-deputado estadual, Ary Rigo, ocorrido na tarde desta quinta-feira (30). Homem voltado aos interesses da população, ocupou os cargos de presidente e primeiro-secretário da Assembleia Legislativa. Enaltecemos a sua vida pública, reconhecendo seus incansáveis e dedicados esforços pelo desenvolvimento do Estado. Presto solidariedade aos amigos (as), familiares e especialmente a sua esposa, Márcia, e aos filhos Eduardo e Paula. Que Deus o receba de braços abertos e alivie com paz a dor da saudade. Meus sentimentos!”, publicou.

Pelo WhatsApp, o deputado Marcio Fernandes (MDB) manifestou pesar e destacou o fato do agravamento de saúde ter sido em decorrência de acidente doméstico. “Lamento a morte do ex-deputado estadual Ary Rigo. Uma fatalidade, acidente doméstico, e Mato Grosso do Sul perde um constituinte. Que Deus conforte a família e os amigos”, declarou Fernandes.

A deputada Mara Caseiro (PSDB) destacou a atuação política de Rigo. “Dia triste para Mato Grosso do Sul, morre nesta quinta-feira (30), o ex-deputado de Mato Grosso do Sul, Ary Rigo, com 74 anos. Foi deputado estadual por seis mandatos e vice-governador entre os anos de 1991 e 1994, na gestão de Pedro Pedrossian. Nosso pesar a toda família e amigos!”, publicou.

O deputado Paulo Correia (PSDB), presidente da (Assembleia Legislativa de MS), também se pronunciou e adiantou que a Casa decretará luto oficial de três dias.

“Motivo de muita tristeza para todos nós o passamento, de forma tão repentina, do ex-deputado estadual Ary Rigo, aos 74 anos. Rigo exerceu por seis mandatos o cargo de deputado estadual e vice-governador na gestão de Pedro Pedrossian. Seu nome ficará marcado na história da Assembleia Legislativa e do Estado de Mato Grosso do Sul. Em respeito à sua trajetória, decretaremos luto oficial de três dias na Casa de Leis. Em nome dos 24 deputados estaduais, deixamos registrados nossos mais sinceros sentimentos a cada familiar e amigo enlutado nesse momento de profunda dor”, publicou.

O deputado Jamilson Name (sem partido) também registrou os sentimentos aos familiares do ex-deputado. “Com pesar que recebemos a triste notícia do falecimento do ex- deputado Ary Rigo, Parlamentar atuante que contribuiu muito para o avanço de Mato Grosso do Sul. Meus sinceros sentimentos a família e amigos”, disse.

Falecimento

Ary Rigo, de 74 anos. Rigo estava em coma induzido após sofrer uma queda no último domingo (26). Segundo o genro do político, Daniel Navarro, a morte foi causada por uma parada cardiorrespiratória. Rigo faleceu às 13h15 e ainda não há informações sobre o velório e sepultamento. “Ainda não tivemos a liberação pelo hospital”, justificou o genro.

O político ficou internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do hospital da Unimed. Nesta quinta-feira (30), amigos se despediram dele e lamentaram a perda. “Acabo de receber a notícia que meu grande amigo Ary Rigo nos deixou… Foi um grande parlamentar… Ajudou muitos…”, publicou uma das amigas de Rigo em redes sociais. 

[Colocar ALT]
Rigo, durante trabalho na Alems, em 2010 (Foto: Divulgação, Alems)

Carreira política

Nascido em Passo Fundo (RS), Ary Rigo foi eleito deputado estadual de Mato Grosso do Sul por 24 anos. Sendo que dois mandatos foram pelo PDT e quatro pelo PTB. 

Exerceu o cargo na Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) de 1979 até 1991, voltou como deputado em 1999 e permaneceu até 2011. Quando era o primeiro-secretário da Alems, Rigo foi pivô do escândalo de corrupção no Parque dos Poderes poucos dias antes das eleições e acabou perdendo a reeleição, que disputava pela sexta vez em 2010.

Entre os anos de 1991 a 1994, Ary Rigo também ocupou espaço no Governo de Mato Grosso do Sul, durante a gestão de Pedro Pedrossian. Nesse período, Rigo ocupou cargo de 2º Secretário de Estado e também de 3º vice-governador, cargo extinto atualmente. 

Polêmicas e investigações

Em 2017, o ex-deputado estadual Ary Rigo, foi um dos implicados na Operação Uragano e na Operação Antivírus, deflagradas pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado). A operação investigava contrato de informática do (Departamento Estadual de Trânsito).

Os crimes investigados pela operação foram de corrupção ativa e passiva, fraude à licitação, lavagem de dinheiro, peculato e organização criminosa. Na época, um dos advogados do ex-parlamentar confirmou a prisão. 

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) decidiu, em 2014, por maioria, prover recurso do ex-deputado Ary Rigo. A Justiça Eleitoral decidiu devolver o diploma, após cassação. 

Nove anos depois, em 2019, o MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) arquivou o flagra em vídeo que Rigo denunciava ‘mensalão do MS’. A gravação não foi suficiente para que o Ministério ajuizasse a ação por improbidade administrativa contra beneficiários do esquema.

 

*Matéria alterada às 18h33 para acréscimo de notas de parlamentares.

 

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Prefeitura de Aparecida do Taboado reajustou contrato focado em estrutura para eventos. (Saul Schramm, Subcom)

Com aditivo, estrutura para eventos custará mais de R$ 1 milhão a Aparecida do Taboado

Inter vence Ceará em casa e sobe para 12ª posição do Brasileirão

VÍDEO: Morador mostra aglomeração de curiosos durante perseguição no Tiradentes

Entra em campo agora Juventude e Cruzeiro pelo Brasileirão

Notícias mais lidas agora

Motociclista que morreu em acidente na Av. Ceará estava acompanhado do filho

VÍDEO: Morador mostra aglomeração de curiosos durante perseguição no Tiradentes

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

O prefeito de Porto Murtinho

Prefeito de MS vai pagar quase R$ 30 mil de multa para se livrar de ação judicial

Últimas Notícias

Trânsito

Homem morre após camionete capotar na MS-040

Vítima morreu presa às ferragens

Mundo

Pelo menos 73 palestinos morrem após ataque em ponto de distribuição de alimentos na Faixa de Gaza

ONU já contabilizou quase 800 assassinatos em locais de ajuda humanitária entre maio e julho

Cotidiano

Marido de influencer que voltou dos EUA para ação solidária sofre acidente com motoserra

DiCaprio está internado na Santa Casa de Campo Grande

Cotidiano

Deu um “baile”: Touro de quase 1 tonelada cai em piscina de casa em Camapuã

Resgate do animal durou cerca de 40 minutos; touro ficou bem