Bom exemplo: prefeitos publicam decretos baixando próprios salários na pandemia
Amargando queda nas receitas em função dos efeitos da pandemia do novo coronavírus, prefeitos de alguns municípios têm decidido dar o exemplo baixando os próprios salários pelos próximos três meses. Decretos já foram publicados em Campo Grande e Aquidauana e diversas outras gestões já sinalizaram que irão adotar a medida. Conforme a Assomasul (Associação dos […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Amargando queda nas receitas em função dos efeitos da pandemia do novo coronavírus, prefeitos de alguns municípios têm decidido dar o exemplo baixando os próprios salários pelos próximos três meses. Decretos já foram publicados em Campo Grande e Aquidauana e diversas outras gestões já sinalizaram que irão adotar a medida.
Conforme a Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), a decisão parte de cada gestor, mas está inserida na orientação de que as prefeituras elaborassem plano de contingenciamento para superar as quedas de repasses. O primeiro a puxar a fila foi o prefeito Marquinhos Trad (PSD). Decreto assinado por ele, publicado em edição extra do Diogrande da última terça-feira (14), traz determinação para redução de 30% no próprio salário e no de todo o seu primeiro escalão
Também foi determinada a redução de 30% nas gratificações pagas ao servidores comissionados e, no caso dos efetivos, somente daqueles que possuam algum cargo em comissão ou valor extra acrescido ao vencimento base. Segundo o prefeito, a redução não afetará servidores da área da saúde, segurança e assistência social.
Mesma linha seguiu o prefeito de Aquidauana, Odilon Ribeiro, no decreto de n.º 063/2020 publicado nesta sexta-feira (17). Nele, o gestor diminui 30% do valor bruto de seu salário, da vice-prefeita e secretários. Assim como na Capital, a medida corta 30% de gratificações dos comissionados e não inclui a área da saúde.
“Eu acho que todo mundo tem que pagar um pouco junto”, afirmou Odilon, sobre os impactos da pandemia. De acordo com ele, o repasse do ICMS já apresentou queda e o mesmo é esperado para o ISS, principais fontes de receita. Ele ressaltou que o município já vinha com as contas apertadas e ninguém esperava uma situação como a que está sendo vivenciada. “Todo mundo tem que sacrificar um pouquinho, inclusive os políticos”, defendeu.
Contingenciamento
O presidente da Assomasul, Pedro Arlei Caravina, afirmou que a decisão de cortar o próprio salário ficará a cargo de cada gestor, mas está inserida na orientação para que os municípios criem um plano de contingenciamento para enfrentar os reflexos da pandemia.
A medida deverá ser tomada por meio de decreto ou lei. Conforme a entidade, o direcionamento dado é para que os prefeitos procurem se resguardar enviando projeto com a redução às Câmaras Municipais, para não serem penalizados mesmo tendo uma iniciativa positiva.
“Até pra evitar que no futuro venham a ser questionadas essas reduções de salario que, apesar da pandemia, são constitucionalmente proibidas”, explicou.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio de Campo Grande
- Semadur admite que constatou irregularidades em bar que virou pesadelo para moradores no Jardim dos Estados
- Dono de espetinho preso por vender carne em meio a baratas e moscas é solto com fiança de R$ 1,4 mil
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
Últimas Notícias
Nas proximidades do Natal, Campo Grande tem estabilidade nas vendas do comércio
O acumulado no ano chegou a 6,3%
Rapaz é flagrado furtando desodorantes e chocolates de mercado em Dourados
Mercadorias estavam em uma mochila que também era furtada de uma loja no shopping
Bicampeão mundial de basquete, Amaury Pasos morre aos 89 anos, em SP
Ele é o único atleta eleito por duas vezes MVP em Mundiais
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.