Temer oficializa Raul Jungmann em novo Ministério da Segurança Pública

Criação da pasta depende de aprovação na Câmara

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Criação da pasta depende de aprovação na Câmara

O novo Ministério Extraordinário da Segurança Pública, anunciado na última semana pelo presidente Michel Temer (MDB), será comandado pelo atual ministro da Defesa, Raul Jungmann, conforme anunciado pelo porta-voz da Presidência da República, Alexandre Parola.

Parola anunciou nesta segunda-feira (26) a criação do Ministério. A posse de Jungmann está prevista para esta terça-feira (27). Passará a comandar o Ministério da Defesa o atual secretário-geral da pasta, general Joaquim Silva e Luna.

A criação do Ministério terá validade a partir de sua publicação no Diário Oficial do União, porém, para existir de fato, o decreto que cria a pasta extraordinária precisa ser votado pelo Congresso Nacional, em prazo de 60 dias após sua publicação.

“A pasta da Segurança Pública coordenará e promoverá a integração dos serviços de segurança pública em todo território nacional em parceria com os entes federativos”, disse Parola.Temer oficializa Raul Jungmann em novo Ministério da Segurança Pública

Em nota, a Presidência afirmou que o Ministério será “enxuto” e que terá apenas onze funcionários – o ministro, secretário-executivo e nove assessores -, incorporando órgãos como a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Nacional, Secretaria Nacional de Segurança Pública e Departamento Penitenciário Nacional.

O governo planejava criar o Ministério por meio de uma medida provisória, porém, a medida foi questionada pelos presidentes da Câmara e do Senado, Eunício Oliveira (MDB) e Rodrigo Maia (DEM), que defenderam o envio de um projeto de lei para criação da pasta.

Conteúdos relacionados

prefeitura nova andradina divulg
navirai