Para combater venda de votos, nova campanha quer conscientizar eleitor
Objetivo da campanha é evitar que eleitor venda seu voto
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Outdoors, camisetas, adesivos, panfletos e divulgação nas redes sociais, essas serão as “armas” para tentar evitar que eleitores vendam seus votos em outubro. Campanha lançada nesta segunda-feira (23) por quatro instituições tem objetivo de conscientizar a população sobre ética nas eleições.
Participam da campanha “Voto Certo é Voto Limpo” o TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral), o MPE-MS (Ministério Público Estadual), o MPF-MS (Ministério Público Federal) e a OAB-MS (Ordem dos Advogados do Brasil).
O foco principal da campanha é a publicidade. Com os anúncios, o grupo espera que os eleitores entendam os “valores morais e a consequência dos votos”.
Desembargador do TRE, Sergio Fernandes afirmou que a expectativa é que em conjunto a campanha ganhe maior alcance e atinja o maior número de eleitores. O magistrado também lembrou que operações e fiscalizações têm trazido punições a corruptos.
Procurador-Geral do Estado, Paulo Cezar Passos lembrou que atualmente o momento é de “crise ética e moral no país” e que o cidadão precisa ter atenção nas escolhas que fará nas urnas. “Vivemos um momento crucial e devemos propiciar eleições limpas”, disse ressaltando, ainda, que a atuação tanto do MPE quanto do MPF será rigorosa neste ano.
O procurador regional eleitoral do Estado, Marcos Nassar, afirmou que só no ano passado, levando em conta estimativas da ONU (Organização das Nações Unidas), R$ 330 bilhões do orçamento do Brasil foram desviados pela corrupção.
“Há um círculo vicioso e perverso. Candidatos eleitos, tornam-se mandatários e através da corrupção conseguem dinheiro para viabilizar as próximas eleições, temos que combater a compra de votos, o velho modo de fazer política no pais”, disse.
Mais ferramentas
Além de fazer parte desta campanha, a OAB prevê lançar um site para que os eleitores possam consultar o histórico dos candidatos. Descobrir, com poucos cliques, quais deles têm ficha suja ou se envolveram com corrupção.
Presidente da entidade, Mansour Karmouche classificou o momento atual como de “extrema debilidade” e lembrou que só campanhas contra corrupção podem fazer a transformação do país.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio de Campo Grande
- Semadur admite que constatou irregularidades em bar que virou pesadelo para moradores no Jardim dos Estados
- Dono de espetinho preso por vender carne em meio a baratas e moscas é solto com fiança de R$ 1,4 mil
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
Últimas Notícias
Nas proximidades do Natal, Campo Grande tem estabilidade nas vendas do comércio
O acumulado no ano chegou a 6,3%
Rapaz é flagrado furtando desodorantes e chocolates de mercado em Dourados
Mercadorias estavam em uma mochila que também era furtada de uma loja no shopping
Bicampeão mundial de basquete, Amaury Pasos morre aos 89 anos, em SP
Ele é o único atleta eleito por duas vezes MVP em Mundiais
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.