Petistas mantêm apoio a nomeação de Lula e avaliam suspensão de juiz como ‘perseguição’
Vereadores criticaram decisões do judiciário
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Vereadores criticaram decisões do judiciário
Após decisão do juiz federal Itagiba Catta Preta Neto, que suspendeu, em caráter liminar, a posse do ex-presidente Luiz Inácio Lula no cargo de novo ministro-chefe da Casa Civil, os vereadores da bancada do PT se posicionaram contra o judiciário, falando que o ex-presidente é qualificado para o cargo que assumiria. “Isso já é perseguição contra o PT”, avaliaram.
Durante sessão da Câmara Municipal desta quinta-feira (17), Alex do PT falou sobre o assunto logo após saber da suspensão, ocorrida durante cerimônia de posse de Lula. “ Em razão de sua experiência, ele iria contribuir imensamente para o país nesse momento de crise. Tá na cara que tem uma perseguição em curso. Na semana do ato do dia 13 teve a condução coercitiva e pedido de prisão por parte dos promotores. Agora isso”, disse.
Questionado sobre uma possível prisão de Lula, Alex disse apenas que prefere esperar os acontecimentos. Logo em seguida, o vereador questionou as ações do judiciário. “Parcela do setor judiciário está trabalhando dentro da política, dentro do ambiente da crise. Se a Lava-jato já tem a delação do Aécio e não toma providências, no caso Lula, temos um condenado, mas não temos crime. Investigado todo mundo é, então também aguardo posicionamento contra o Aécio e contra Cunha, que inclusive, já tem até dinheiro confirmado na Suiça, mas continua aí, comandando a política no Brasil”.
Para Ayrton Araújo, a nomeação de Lula seria uma forma de Dilma reforçar seu mandato. “Seria uma força a mais. Lula é um nome de peso nacional. Acredito que seria uma coisa boa para somar, ajudar o governo dela. Vejo como positivo essa nomeação”, avaliou.
Em relação as decisões contra Lula, Araújo disse que também acredita que seu partido sofre uma perseguição de nível nacional. “O PT está sendo perseguido sim, especialmente pela imprensa nacional e o judiciário não dá folga. Eduardo Cunha está lá quieto, Aécio Neves está lá quieto e é só o PT que é batido. Acho que teria que ver de modo geral, tanto nos membros como em outras siglas”.
Já o presidente da casa, João Rocha (PSDB), foi contido em sua avaliação sobre Dilma querer nomear Lula como ministro. “Creio que ela deveria repensar uma atitude dessas e repensar o que as pessoas demonstram nas ruas. O movimento do dia 13 deixou claro que as pessoas clamam por mudanças. No meu ver, foi uma decisão equivocada”, pontuou.
Apesar da repercussão nacional sobre a posse de lula nesta manhã, o assunto foi pouco comentado na Câmara Municipal. O decreto de suspensão do juiz federal foi anunciado em plenário pelo vereador Herculano Borges (SD), ainda assim, apenas Eduardo Cury e Livio (PSDB), manifestaram ligeira reação com a notícia, com palmas e sorrisos. No momento do anúncio, a bancada petista estava ausente do plenário.
Notícias mais lidas agora
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
Últimas Notícias
Último dia para renegociar dívidas pela campanha Nome Limpo em Campo Grande
A concessionária de energia renegocia dívidas com descontos de até 80% e parcelamento em 36 vezes
Homem morre e 2 ficam feridos em colisão entre Doblò e caminhonete na BR-463 me Dourados
Acidente aconteceu próximo ao clube do laço
Aids: Brasil tem alta de casos, mas menor mortalidade desde 2013
Taxa de mortalidade é a menor dos últimos 10 anos
Bolsa Família: beneficiários com NIS final 4 recebem parcela de dezembro nesta sexta-feira
Em Mato Grosso do Sul, cerca de 204 mil famílias recebem o Bolsa Família
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.