Dos 79 municípios de MS, apenas três terão aumento de verba federal

FPM será elevado devido ao crescimento da população

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

FPM será elevado devido ao crescimento da população

Dos 79 municípios sul-mato-grossenses, apenas três terão elevação dos coeficientes de recebimento do FPM (Fundo de Participação dos Municípios), conforme estimativa populacional do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Isso ocorre porque a população das cidades aumentou. Naviraí, por exemplo, passou de 50.692 habitantes para 51.535.

O números de pessoas em Amambaí se elevou de 34.144 para 37.590, já em Sidrolândia a alta foi de 47.712 para 51.355. Com a crise econômica e política que atingiu o Brasil em 2015, grande parte dos municípios fechou as contas no vermelho.

Guia Lopes da Laguna, por sua vez, teve população reduzida e, consequentemente, o FPM será menor. De 10.201 habitantes a conta passou para 10.136, segundo levantamento feito pelo IBGE.

E se para os três citados a situação parece estar melhor, por outro lados as mesmas terão menos dinheiro nas cotas a que têm direito na arrecadação do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), conforme resolução da Sefaz (Secretaria de Estado de Fazenda).

Neste sentido o imposto, ainda segundo a pasta, indica que 37 municípios terão o índice de participação em 2016, são eles: Paraíso das Águas, Caarapó, Ladário, Sete Quedas, Três Lagoas, Costa Rica, Vicentina, Bandeirantes, Figueirão, Terenos, Itaquiraí, Nova Alvorada do Sul, Cassilândia, Coxim, Dois Irmãos do Buriti, Chapadão do Sul, Japorã, Fátima do Sul, Santa Rita do Pardo, Corumbá, Taquarussu, Eldorado, Anastácio, Laguna Carapã, Ponta Porã, Iguatemi, Ribas do Rio Pardo, Bataguassu, Campo Grande, Angélica, Nova Andradina, Douradina, Dourados, Selvíria, Pedro Gomes, Ivinhema e Rio Verde de Mato Grosso. (Com informações da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul).

Conteúdos relacionados