Gabinetes dos vereadores cassados continuam funcionando na Câmara

TRE marcou diplomação dos suplentes para hoje

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

TRE marcou diplomação dos suplentes para hoje

Os gabinetes na Câmara Municipal dos vereadores Delei Pinheiro (PSD) e Thaís Helena (PT), que tiveram seus mandatos cassados pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), continuam funcionando normalmente, nesta segunda-feira (14). Desde que a decisão foi divulgada, os parlamentares têm participado das sessões.

Isto porque, a Casa de Leis ainda não foi notificada pelo TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul), mesmo depois de quase 1 mês da determinação e 10 dias da publicação do acórdão. No entanto, nesta segunda, o juiz Paulo Henrique Pereira publicou nota na qual convoca a diplomação dos eleitos e respectivos suplentes.

Para que os parlamentares estejam, de fato, impedidos de ocupar os cargos, o TSE precisava publicar a decisão e notificar o TRE-MS, que, por sua vez, deve oficiar a Casa de Leis, o que ainda não aconteceu até então.

Ao anunciar nova diplomação o juiz cita os processos respondidos pelo trio de vereadores e as respectivas derrotas em recursos no Tribunal Superior Eleitoral. A posse, segundo Paulo Henrique Pereira, deve acontecer no auditório do Fórum Eleitoral, às 13 horas.

Também foi cassado o vereador licenciado Paulo Pedra (PDT), que ocupa o cargo de secretário de Governo do prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP). Bernal havia dito que, assim que o acórdão fosse publicado, cumpriria a lei – ele se refere a Lei da Ficha Limpa, que proíbe políticos condenados em decisões colegiadas ocupar cargo público.

Conteúdos relacionados