Assembleia aprova máquinas de cartão adaptadas para deficientes

Proposta segue para análise do governador do Estado

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Proposta segue para análise do governador do Estado

Empresas de Mato Grosso do Sul deverão implantar máquinas de cartão de crédito e débito, adaptadas a pessoas com deficiência visual. A proposta apresentada neste sentido, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, foi aprovada pelos deputados estaduais, sem segunda votação, nesta semana.

De acordo com o projeto, as empresas devem adaptar as informações em áudio, aumentar as proteções laterais e inserir teclas em braille. Se a proposta for aprovada, os estabelecimentos terão 180 dias para se adequarem à lei, sob pena em caso de não cumprimento.

Sem as adequações, o deficiente visual, por exemplo, não consegue saber qual o valor foi digitado em seu cartão, o que cria uma relação de dependência e confiança, detalha a justificativa do projeto, de autoria do deputado estadual Marquinhos Trad (PMDB).

Sobre isso, inclusive, há resolução da Secretaria de Direitos Humanos, Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Presidência da República.  O documento propõe uma série de medidas a serem adotadas pelas empresas emissoras de cartão de crédito no atendimento às pessoas com deficiência.

Além disso, a resolução cita que cabe às empresas emissoras de cartão de crédito adaptar procedimentos e cartões para o acesso e utilização por pessoas com deficiência visual e auditiva.

O projeto de lei agora segue para o governador do Estado, Reinaldo Azambuja (PSDB), que pode sancionar ou vetar a proposta.

Conteúdos relacionados

O deputado federal Loester Trutis | Foto: Divulgação