O trecho da Avenida Tamandaré, que engloba o cruzamento da Rua Santos Dumont e região, na Vila Planalto, tem tirado o sono de comerciantes locais. Em menos de duas semanas, pelo menos três acidentes foram registrados no local. O mais recente ocorreu na manhã desta terça-feira (26) e terminou com um Fiat Palio capotado.

O acidente desta manhã foi a gota d’água para que a proprietária de uma floricultura da região, Pamela Stefany dos Santos Ferreira Nogueira, entrasse em contato com o Jornal Midiamax para relatar a situação.

A comerciante explicou que, em sete meses que abriu as portas, presenciou quatro acidentes. No local há um quebra-molas afastado, sentido Avenida Mascarenhas de Moraes, contudo, não é o suficiente para controlar a velocidade em outros trechos. “Parece até que vão tirar, porque aqui é uma via de ambulâncias e não pode ter as lombadas”, contou a proprietária.

Lombada mais próxima da região fica a mais de 100 metros – (Foto: Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)

Pamela Nogueira conta que auxiliou em alguns dos acidentes. “Já aprendi, ligar direto para o Samu [Serviço de Atendimento Móvel de Urgência], porque eles atendem esses acidentes sem impedimento”. Também relata ter comparecido à Agetran (Agência Municipal de Trânsito e Transporte) em novembro para pedir mais sinalização na via. Isso foi após o primeiro acidente, mas, com a rotina da via, já imaginava que outros fossem acontecer.

A proprietária foi orientada a ligar para protocolar o pedido e conta que não teve mais retorno. Pelo perigo que correm, trata a situação como um descaso. “Os clientes encontram muita dificuldade, quem está na outra faixa para vir para cá. A maioria das vezes a gente tem que atravessar com terra, com planta para lá, para levar até o carro deles, porque eles estacionam lá. E é um perigo para nós, para eles”.

A preocupação também é quanto à segurança da população da Vila Planalto, que é majoritariamente idosa, conforme Pamela. “É um bairro antigo. Se vocês forem ver a população, a maioria deles é idoso. Então, acho que tem que ter mais cuidado com a gente. Colocar um semáforo, um quebra-molas ou até um radar”.

Pálio em alta velocidade

Na manhã desta terça-feira, um veículo Fiat Pálio capotou na Avenida Tamandaré e parou na via sentido a Avenida Júlio de Castilho. O acidente envolveu, também, um Nissan Versa, que tentava convergir na Rua Santos Dumont.

A motorista do Versa deu sinal de que iria acessar a outra via e o motorista do Pálio tentou ultrapassá-la, momento em que houve a colisão. O carro capotou e parou a cerca de 30 metros do local da batida.

(Foto: Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)

Uma funcionária de um comércio local conversou com nossa equipe e contou que o motorista do Pálio estava em alta velocidade. Pamela, inclusive, também presenciou o acidente e mencionou a velocidade elevada do carro. “Poderia ter sido evitado caso tivesse um radar ou semáforo aqui”, desabafa.

Em nota, a Agetran informou que será enviada uma equipe técnica para estudo, a fim de identificar quais melhorias podem ser implementadas no ponto mencionado.

*Editada às 15h42 para acréscimo de nota da Agetran