Gilvandra de Paula, de 42 anos, morta a tiros pelo ex-marido, de 26, durante um velório, solicitou medidas protetivas contra o homem há quase 1 ano em , cidade a 323 quilômetros de Campo Grande. O feminicídio aconteceu na manhã desta quinta-feira (21) e o suspeito foi preso. 

A vítima havia registrado um boletim de ocorrência em abril de 2023, há quase um ano. Na ocasião, ela solicitou medidas protetivas contra o ex-marido. Conforme o delegado Matheus de Palma, adjunto da DAM (Delegacia de Atendimento à Mulher), o relacionamento do casal era marcado por idas e vindas. 

“Sempre buscamos tentar quebrar o ciclo de violência. Mas muitas vezes é difícil. Estavam entre idas e vindas. Difícil dizer a atual condição dele”, explica. 

O suspeito fugiu e se escondeu em uma casa na Vila Piloto, onde pediu para que o morador ‘sumisse' com o carro usado no crime. Horas depois, ele foi capturado e preso em flagrante pela PM (Polícia Militar).

Ele foi interrogado e permaneceu em silêncio por orientação do advogado de defesa. O homem passará por audiência de custódia na 1ª Vara Criminal da cidade nesta sexta-feira (22), onde será decidido pelo Juiz se o mesmo será liberado ou permanecerá preso. 

Testemunhas que estavam no velório também foram ouvidas pela Polícia Civil.

Ainda segundo o delegado, a vítima deixa uma filha, de 2 anos, fruto do relacionamento com o suspeito do feminicídio. Ela tem outras filhas mais velhas de outros casamentos e familiares na cidade, que devem ficar com a guarda da criança. 

“O delegado de polícia responsável pela ocorrência autuou este autor pelo crime de feminicídio e também por este mesmo crime, qualificado para além disso, pela emboscada e o recurso que dificultou e impossibilitou a defesa da ofendida da forma consumada com relação à vítima fatal”, conclui o delegado. 

Ele também foi autuado por homicídio qualificado tentado. Se condenado pelos dois crimes, poderá pegar até 50 anos de prisão. 

Gilvandra foi perseguida pelo ex-marido a caminho de velório

Gilvandra estaria dirigindo um carro acompanhada de sua amiga, de 76 anos, a caminho de um velório no bairro Santa Luzia. Em determinado momento, a amiga notou que elas estavam sendo perseguidas pelo homem.

Em seguida, o ex-marido de Gilvandra teria colidido na traseira do veículo diversas vezes, conforme boletim de ocorrência. Ele teria parado e se aproximado da janela do carro, dizendo algumas palavras, e efetuado três disparos contra as duas. 

A vítima foi atingida por dois disparos, sendo um na região torácica e outro na região abdominal do corpo. Ela foi socorrida para um hospital, onde passou por cirurgia, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. 

Já a amiga de Gilvandra foi atingida por um tiro na perna e socorrida para atendimento médico em um hospital na região.

No veículo da vítima a equipe policial encontrou manchas de sangue e um projétil de arma de fogo disparado pelo suspeito. 

Suspeito acumula pelo menos 10 passagens pela polícia

Segundo apurado pela reportagem do Jornal Midiamax, o homem possui uma ficha com pelo menos 10 passagens pela polícia. Entre os crimes, estão ameaça, tráfico de drogas, injúria (violência doméstica) e agora, por feminicídio e homicídio simples na forma tentada. 

O crime de feminicídio é o que vitimou Gilvandra nesta quinta, enquanto o de homicídio simples na forma tentada é em decorrência da amiga da vítima que também foi ferida.