Em risco de extinção, filhote de gato-maracajá é capturado

Coordenadora de ONG é quem pediu socorro, dizendo que uma senhora a procurou no dia anterior, entregando o felino. Na ocasião, ela comentou que encontrou o animal silvestre na via pública, perto de uma escola e que acreditava ser um gato doméstico.

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Filhote foi recolhido e deve ser levado ao Cras. Foto: PMA/Divulgação

A PMA (Polícia Militar Ambiental) de Dourados, na região sul do estado, recolheu um filhote de gato-maracajá, que está na lista de espécie em extinção e, aparentemente, era criado ilegalmente. Os policiais se deslocaram até o município de Rio Brilhante, a 161 km de Campo Grande, na noite desse sábado (24), para fazer a captura.

Conforme a PMA, a coordenadora de uma ONG protetora de animais é quem pediu socorro, dizendo que uma senhora a procurou no dia anterior, entregando o felino. Na ocasião, ela comentou que encontrou o animal silvestre na via pública, perto de uma escola e que acreditava ser um gato doméstico.

Leia também:

Ao receber o animal, a protetora verificou que se tratava de um filhote macho de gato-maracajá, sendo que “apresenta sinais de domesticação, pois, era muito dócil”. Ela então acionou a PMA e a equipe constatou se tratar de um filhote macho da espécie Leopardus weidii (gato-maracajá).

O animal não apresentava ferimentos e será encaminhado ao Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres), em Campo Grande, para possível reintrodução na natureza.

Veja vídeo obtido pelo Jornal Midiamax: