Presidente do Sinpol-MS (Sindicato dos Policiais Civis de Mato de Grosso do Sul), Alexandre Barbosa, e o diretor jurídico, José Nascimento da Silva Sobrinho, protocolaram nesta segunda-feira (24) um ofício no Juízo Criminal da comarca local solicitando medidas por causa da confirmação de casos de covid-19 entre detentas do 1º Distrito Policial de Aquidauana, cidade a 141 quilômetros de Campo Grande.

“Precisamos garantir o atendimento a esses presos, a preservação da saúde dos policiais e da população de um modo geral”, diz Alexandre. O sindicato já havia protocolado ofício solicitando que não ocorresse impedimento na transferência de presos, anunciado pelo diretor do estabelecimento penal local que não seriam mais recebidos diante das infecções por gripe e Covid.

De acordo com o sindicato, duas detentas testaram positivo para covid na última sexta-feira (21). No sábado, outras duas passaram a apresentar sintomas e hoje já são seis com o mesmo quadro.

Sem atendimento médico ou ambulatorial, o Sindicato aponta necessidade emergencial de transferência de todos os presos da unidade para os respectivos estabelecimentos penais e interdição do prédio para desinfecção.