A Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública de ) recebeu cúpula da segurança pública de São Paulo para discutir ações integradas entre os dois estados para o combate contra a criminalidade.

De acordo com o coordenador-Geral do COI (Centro de Operação Integradada Secretaria de Segurança de São Paulo), general Carlos Sérgio Camara Saú, há mais de um ano Mato Grosso do Sul e São Paulo iniciaram as ações conjuntas, que apresentam excelentes resultados, contribuíram para a melhoria da segurança na divisa dos dois estados. “Realmente estamos levando mais segurança às populações de nossos estados, especialmente aquelas que vivem nas regiões de divisas e áreas de fronteira”, afirma o general Saú.

Ainda segundo o Coordenador do COI, o objetivo da reunião é o de iniciar planejamento de operações futuras, especialmente na área de inteligência. “Estamos buscando já definir objetivos para que possamos incrementar cada vez mais essa parceria com a segurança pública do Mato Grosso do Sul”, garante.

“Em 20 dias de operações nós tivemos uma produtividade fantástica, com mais de 3 mil presos, mais de 55 toneladas de drogas apreendidas, inúmeros carros recuperados, o que mostrou que a polícia atuou de maneira forte, coesa e principalmente integrada, contribuindo para a segurança da população”, disse o general Carlos Sérgio Camara Saú.
Segundo o secretário de Segurança Pública de Mato Grosso do Sul, a ideia é fortalecer a integração com o estado vizinho, com foco nos bons resultados para a segurança pública. “Fazemos segurança pública para a sociedade e é nesse sentido que estamos unindo esforços, trocando experiências e compartilhando sistemas de informação, para que possamos facilitar o trabalho das nossas polícias, com o objetivo de garantir tranquilidade e segurança para quem vive nas divisas, nas fronteiras e em todo o estado de Mato Grosso do Sul”, destaca Videira.

Visita ao CIISPR-CO

A comitiva da Segurança Pública de São Paulo esteve também no CIISPR-CO (Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública – Regional Centro-Oeste), sistema de inteligência recentemente inaugurado em Campo Grande, que integra o trabalho das polícias de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal com foco no combate ao crime organizado.

CIISPR-CO reúne, em um mesmo local, equipe formada por agentes de inteligência das forças estaduais, federais, forças armadas e de fiscalização, como Secretaria Estadual de (Sefaz) e do Brasil, para atuar de forma integrada e coordenada com foco no combate ao crime organizado, em sincronia com as demais regiões do País.