Decisão que suspende visitas nos presídios de MS é prorrogada até 31 de agosto

Na segunda-feira (17), foi informada a prorrogação da decisão que suspende visitas nas unidades prisionais de Mato Grosso do Sul. Agora, com acréscimo de mais 15 dias de suspensão, o prazo vai até 31 de agosto. Conforme a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), a medida atende as orientações do Depen (Departamento Penitenciário […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Na segunda-feira (17), foi informada a prorrogação da decisão que suspende visitas nas unidades prisionais de Mato Grosso do Sul. Agora, com acréscimo de mais 15 dias de suspensão, o prazo vai até 31 de agosto.

Conforme a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), a medida atende as orientações do Depen (Departamento Penitenciário Nacional). Também segue orientação do Consej (dos Secretários de Estado da Justiça, da Cidadania, Direitos Humanos e Administração Penitenciária).

Além disso, a suspensão também se deve ao quadro crítico em que o estado vem enfrentando. Isso, por conta do aumento significativo de novos casos e óbitos, por conta do coronavírus, na população da capital e interior.

Em contrapartida, a Agepen implantou a operacionalização de visitas virtuais assistidas por meio de de vídeo-chamadas. Assim, o procedimento é uma opção aos reeducandos de Mato Grosso do Sul, para manter o contato com familiares nesse período de isolamento social.

Conforme levantamento realizado pela DAP (Diretoria de Assistência Penitenciária), desde o início das visitas virtuais, em abril deste ano, já foram realizados 1.632 procedimentos. Além das visitas presenciais, também continuam suspensos os eventos sociais, palestras e projetos.

As escoltas continuam sendo realizadas apenas em casos emergenciais de saúde ou com audiência marcada.

Conteúdos relacionados