Câmara de Naviraí inicia comissão processante que pode cassar vereadores presos pela PF

A Câmara Municipal de Naviraí, a 359 quilômetros de Campo Grande, instaurou na segunda-feira (13), uma comissão processante, que deve analisar e pode recomendar a cassação dos mandatos dos vereadores Cícero dos Santos (Cicinho, ex-PT), Carlos Alberto Sanchez (Carlão – SDD), Solange Melo (PROS), Adriano Silvério (SDD) e Marcus Douglas Miranda (PMN), envolvidos no escândalo […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A Câmara Municipal de Naviraí, a 359 quilômetros de Campo Grande, instaurou na segunda-feira (13), uma comissão processante, que deve analisar e pode recomendar a cassação dos mandatos dos vereadores Cícero dos Santos (Cicinho, ex-PT), Carlos Alberto Sanchez (Carlão – SDD), Solange Melo (PROS), Adriano Silvério (SDD) e Marcus Douglas Miranda (PMN), envolvidos no escândalo de corrupção desarticulado por uma operação da PF (Polícia Federal).

De acordo com o site Sul News, os vereadores terão dez dias para se defender, a partir da notificação e em seguida começam os cinco dias de prazo para a comissão se reunir e dar o parecer.

Se desfavorável o processo é arquivado e os acusados retomam o direito de manter os lugares ocupados pelos empossados ontem. Se considerados culpados e houver a recomendação da cassação, o parecer é submetido ao plenário e se houver a aprovação então é concluído o processo de cassação.

Operação Atenas

Na quarta-feira (8), foram cumpridos dez mandados de prisão, sendo sete preventivas e três temporárias, expedidos pela Justiça de Naviraí. Foram presos cinco são vereadores e os outros cinco empresários. Eles foram encaminhados para a sede da Polícia Federal.

Segundo a Polícia Federal, a operação começou em novembro de 2013, após denúncias de pessoas que estavam sendo contratadas para o cargo de comissionados a partir de consignação salarial. Mesmo esquema era praticado com empresários a que tinham interesse em abrir estabelecimentos comerciais em Naviraí.

Pelo menos 28 pessoas foram encaminhadas coercitivamente à delegacia para prestar esclarecimentos durante a ação, que cumpriu 40 mandados de busca e apreensão. Foram apreendidos 27 carros, motocicleta, barco, quatro armas de fogo e dinheiro, cujo valor não foi divulgado. Além disso, lojas e postos de combustíveis foram interditados.

Dos vereadores levados pela PF até a sede está o segundo secretário da Câmara, Adriano José Silvério (PMDB), Marcus Douglas Miranda (PMN), Solange Melo (PSDB) e o presidente da Casa de Leis, Cícero dos Santos (PT), conhecido como “Cicinho do PT”. Apenas um edil não teve o nome divulgado.
A investigação apura crimes de formação de quadrilha e corrupção, extorsão contra o Poder Executivo praticados em prejuízo dos cofres públicos de Naviraí.