Índios invadem fazenda Buriti e família sai escoltada por cinco viaturas da Polícia Federal
Segundo a família Bacha, a Polícia Federal enviou somente quatro agentes para cuidar da segurança dos 300 índios que invadiram e destruíram a sede da fazenda Buriti nesta manhã.
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Segundo a família Bacha, a Polícia Federal enviou somente quatro agentes para cuidar da segurança dos 300 índios que invadiram e destruíram a sede da fazenda Buriti nesta manhã.
A sede da fazenda Buriti, que fica em Sidrolândia, distante cerca de 70 quilômetros de Campo Grande, foi invadida por volta das 12h deste sábado (18) por cerca de 300 índios e a família do ex-deputado Ricardo Bacha precisou saiu escoltada por cinco viaturas da Polícia Federal.
A ação aconteceu três horas antes de extrapolar o prazo dado pela Justiça para que os índios deixassem o local. Segundo familiares de Bacha, os terena teriam cercado a sede, cortado a fiação da rede elétrica e ameaçado os moradores com armas. A Polícia Federal não se pronunciou até o momento sobre o que teria acontecido no local.
Cunhada de Bacha, Juci Gaspar diz que saiu de Campo Grande para levar um bolo para a irmã e relata ter se assustado com o que viu. “Parecia coisa de cinema, eles cercaram a sede e nos ameaçaram”.
Porém, de acordo com o delegado Fernando Paganelli, a família foi escoltada para fora da propriedade para evitar conflitos maiores. “Quem tem que negociar com os índios é a Polícia Federal e não a família”, ponderou.
O delegado disse aguardar decisões de instâncias superiores, como a Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul) para voltar ao local. No momento, apenas os índios estão na fazenda.
Ricardo Bacha, que está em posto de gasolina próximo a fazenda Buriti, classificou a ação dos índios como uma ‘morte anunciada’ e acusou a Polícia Federal de ser conivente com a ação. “A Polícia Federal parece ser conivente com os índios. Estou muito decepcionado porque a polícia sabia que isso poderia acontecer e deixou apenas quatro agentes na fazenda”.
A equipe de reportagem não foi autorizada a chegar perto da propriedade por questões de segurança. Ninguém da Funai (Fundação Nacional do Índio) foi localizado para falar sobre a segurança dos próprios índios na região.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Guia Lopes da Laguna já gasta R$ 3,5 milhões em pavimentação e drenagem em uma das principais vias da cidade
A empresa Rainha Construtora LTDA é responsável pelo contrato em Guia Lopes da Laguna
“Cidade preconceituosa” diz criadora de conteúdo adulto que morou em Deodápolis
A criadora de conteúdo chamada Naiara é nascida em Dourados, mas morou no município de Deodápolis
Pela primeira vez, eclosão de ovos de arara-azul em vida livre é captado por armadilhas fotográficas
O registro foi feito em ninhos artificiais no Pantanal
Justiça pede devolução de R$ 92 mil e reprova contas da prefeita eleita em Eldorado
Parecer técnico pediu a reprovação das contas da prefeita eleita
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.