Assalto a ônibus reduz, mas polícia fica em alerta com migração para pontos e terminais
Muitas pessoas estão apreensivas com a mudança de foco dos marginais, já que as linhas de transporte coletivo de Campo Grande aceitam apenas cartão eletrônico
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Muitas pessoas estão apreensivas com a mudança de foco dos marginais, já que as linhas de transporte coletivo de Campo Grande aceitam apenas cartão eletrônico
A Derf (Delegacia Especialzada de Roubos e Furtos) informou que nos dois primeiros meses deste ano houve diminuição de 28% de roubos em Campo Grande, em relação a 2012. Segundo o delegado titular da delegacia, Pedro Espíndola de Camargo, nenhum ônibus foi alvo da ação de assaltantes de junho do ano passado até agora, apesar de recentemente, ter surgido ocorrências em terminais e pontos de ônibus.
Como todas as linhas de transporte coletivo de Campo Grande aceitam apenas cartão eletrônico, desde o final de fevereiro do ano passado, muitas pessoas acreditam que este seria o motivo de não ocorrer roubos dentro do veículo.
Em contrapartida, muitos estão apreensivos com a migração da criminalidade, para os pontos de ônibus e os caixas que ficam nos terminais. Um funcionário do terminal Aero Rancho, que não quis se identificar, contou que está assustado com a bandidagem, já que só neste ano o local foi assaltado duas vezes.
“O ladrão é oportunista, é lógico que estamos preocupados com essa possibilidade de uma nova modalidade de crime. A falta de dinheiro desencorajou os bandidos dentro do ônibus. Mas se eles mudarem o foco, nós teremos que tomar outras medidas, e a segurança pública reforçará a fiscalização”, destacou a assessorisa de imprensa da Assetur (Associação das Empresas do Transporte Coletivo).
O delegado Pedro Espíndola atribui a queda na criminalidade ao trabalho da Polícia Civil e Militar, além do Judiciário, que concede as condenações. Mas ele destaca que as guarnições estão em alerta à possível migração dos marginais, e são feitas análises criminais diárias para reforçar o policiamento.
“Estamos sempre em alerta. Na semana passada indiciamos seis autores em roubo de via pública, sendo que quatro deles cometeram um assalto em um ponto no Centro. Os demais estavam envolvidos com um crime em terminal, localizado na periferia”, destacou o delegado.
Neste ano foram registrados 444 oorrências de roubo
Por enquanto, o delegado acredita que os recentes casos, como o arrastão na avenida Afonso Pena e alguns roubos a caixas em terminais foram fatos isolados. Em 2013, conforme a estatística da Polícia Civil, já foram registradas 444 ocorrências de roubo, do dia 1º de janeiro até esta segunda-feira (25), contra 675 dos dois primeiros meses do ano passado.
“Uma Capital como a nossa ter uma queda assim, na criminalidade, é bem acentuado, já que no país, geralmente só tem aumento. Apesar disso, estamos atentos e investigando os autores desses crimes divulgados recentemente, coibindo uma possível mudança de foco”, destacou o delegado.
O delegado salienta que quem for preso pela polícia pode responder pelo crime de roubo com pena simples, que varia de 4 a 10 anos, ou roubo qualificado, (quando tem agravantes – como uso de arma, a partir de dois autores, lesão e entre outros), em que a pena pode aumentar em 1/3 ou mais.
De acordo com a Prefeitura, não existem ocorrências de aumento de número de assaltos e roubos praticados nos terminais ou ponto de ônibus da Capital. Até o momento, não foi constatado esse novo perfil de crime praticado nos locais apontados. Mas a prefeitura salienta que já realiza estudo para garantir a segurança nos terminais, tanto em relação aos passageiros quanto do patrimônio.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Guia Lopes da Laguna já gasta R$ 3,5 milhões em pavimentação e drenagem em uma das principais vias da cidade
A empresa Rainha Construtora LTDA é responsável pelo contrato em Guia Lopes da Laguna
“Cidade preconceituosa” diz criadora de conteúdo adulto que morou em Deodápolis
A criadora de conteúdo chamada Naiara é nascida em Dourados, mas morou no município de Deodápolis
Pela primeira vez, eclosão de ovos de arara-azul em vida livre é captado por armadilhas fotográficas
O registro foi feito em ninhos artificiais no Pantanal
Justiça pede devolução de R$ 92 mil e reprova contas da prefeita eleita em Eldorado
Parecer técnico pediu a reprovação das contas da prefeita eleita
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.