Adolescente infrator lidera motim em delegacia da Polícia Civil de Sidrolândia; veja o vídeo

Regra do sistema penitenciário brasileiro proíbe a permanência de menor em delegacia; contudo, em Sidrolândia, 33 detidos, dois deles menores de idade promovem rebelião há dois dias na delegacia

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Regra do sistema penitenciário brasileiro proíbe a permanência de menor em delegacia; contudo, em Sidrolândia, 33 detidos, dois deles menores de idade promovem rebelião há dois dias na delegacia

Já duram dois dias o motim dos 33 detidos em celas da delegacia de Sidrolândia, cidade distante 70 km de Campo Grande. Entre os encarcerados dois menores, um deles seria o líder do manifesto. Pela norma do sistema penitenciário nacional, menor não deve permanecer em delegacias e, sim, em unidades educacionais de internação. Os presos ficaram isolados porque não aceitam a aproximação dos policiais

O protesto tem a ver com o recente mutirão carcerário promovido pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça). Como ninguém foi favorecido com a liberdade, os presos querem sair da prisão na marra.

A rebelião tem a ver com uma medida adotada recentemente pelo comando da delegacia. É que na semana passada dois detidos escaparam das celas após serrarem as grades com as hélices de ventiladores.

Com a fuga, a equipe de segurança, composta por investigadores da Polícia Civil e não por carcereiros, tirou os ventiladores das celas e isso teria insuflado o motim.

Hoje, durante o almoço, os presos recusaram o almoço.

O vice-presidente do Sinpol (Sindicato dos Policiais Civis) de Mato Grosso do Sul, Roberto Simião de Souza, disse que ontem à noite uma equipe do Garras (Grupo Armado de Repressão a Assaltos, Roubos e Sequestros) entrou nas celas e lá apreendeu dois telefones celulares.

Ele informou ainda que a justiça de Sidrolândia tentou transferir os menores para Campo Grande, mas a justiça da Capital recusou a solicitação.

O Sinpol ia informar o caso a Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública) e pedir providências. Até o início da noite desta sexta-feira a situação era tensa no local.

Os presos quebraram um muro que separa a cela do banheiro e atiraram pedaços da construção no corredor da delegacia. A ideia dos encarcerados era acertar os investigadores que cuidam da segurança das celas.

Confira o vídeo do motim:

Conteúdos relacionados

Presídio de regime semiaberto da Gameleira. Foto: Divulgação