Brasileiros presos na Bolívia por exploração ilegal de ouro vão retornar ao país

Dos 31 brasileiros detidos desde quinta-feira (7) pelas autoridades bolivianas sob a acusação de exploração ilegal de ouro, 25 retornarão ao Brasil, quatro terão sua residência na Bolívia regularizada e dois responderão a processo por mineração ilegal. Os garimpeiros estavam detidos na cidade de San Ignacio de Velasco, em Santa Cruz. A assistência está sendo […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Dos 31 brasileiros detidos desde quinta-feira (7) pelas autoridades bolivianas sob a acusação de exploração ilegal de ouro, 25 retornarão ao Brasil, quatro terão sua residência na Bolívia regularizada e dois responderão a processo por mineração ilegal.

Os garimpeiros estavam detidos na cidade de San Ignacio de Velasco, em Santa Cruz. A assistência está sendo prestada pelo Cônsul-Geral Adjunto do Brasil em Santa Cruz de la Sierra e da Cônsul Honorária do Brasil em San Ignacio.

Segundo a Agência Boliviana de Informação (ABI), o governo boliviano enviou forças militares a cerca de 15 minas de ouro na zona de Chiquitanía, localizada em Santa Cruz, com o objetivo de frear a exploração ilegal e o contrabando do produto. Suspeita-se de que haja envolvimento de cooperativas nacionais e estrangeiras, e entre elas, estariam algumas empresas brasileiras.

Conteúdos relacionados