Ensine pelo exemplo!

Quando as Escrituras Sagradas nos revelam que Cristo, ao defender a mulher adúltera, que estava para ser morta, apedrejada pela comunidade, disse a famosa frase: “Quem nunca pecou, que atire a primeira pedra”, e quando ofereceu “água da vida” a uma samaritana (homens não podiam falar com mulheres que estavam sozinhas e ainda mais de um povo inimigo seu), Ele está nos ensinando pelo exemplo de que não devemos julgar as pessoas e sermos humildes, tolerantes e bondosos com nosso próximo. E que não devemos nos deixar levar pelo senso comum de certo e errado, mas sim do que é correto com base nos princípios e mandamentos morais e espirituais.

Da mesma forma um pai e/ou uma mãe, devem educar e orientar seus filhos  com base nesses mesmos princípios. Entretanto, precisam tomar o cuidado para não tentarem fazer com que os filhos obedeçam a regras e conceitos que eles próprios, pais, não cumprem. Afinal, o exemplo é uma das formas mais eficazes de instruir e educar filhos.

Nesses tempos modernos e corridos, tem sido muito difícil manter uma boa educação de crianças, jovens e adolescentes, para que trilhem o bom e saudável caminho. O meio em que vivemos  exerce uma influência negativa muito grande sobre a vida de todos eles.

Diariamente, uma avalanche de ensinamentos impróprios despenca sobre suas mentes e corações, das mais variadas formas. A e a são as principais delas, pois estão sempre na contramão da boa educação. Procuram mostrar a falsa ideia de que o certo é errado e vice versa. E nesse meio conturbado, se os pais não pensarem, agirem e reagirem coerentemente com o que procuram ensinar aos filhos, certamente não terão sucesso na boa condução e formação de futuros bons cidadãos e cidadãs. Ensinar pelo exemplo! Esse é melhor o caminho.

Crianças e adolescentes de hoje são muito mais “espertas” que as de ontem. Elas observam e analisam mais e, consequentemente cobram muito mais também. Daí a necessidade  do pai e/ou a mãe ficarem sempre atentos aos seus próprios procedimentos, para evitar que entrem em contradição com aquilo que procuram ensinar aos filhos.

Pais sábios têm consciência de que são sim os maiores professores, mestres e modelos de seus próprios filhos. Daí o cuidado de não procurar ensinar ou exigir um procedimento que eles próprios não adotam.

Recentemente um pai me confidenciou  que enfrentou sérios problemas de alcoolismo de seu filho adolescente. Contou que mantinha  em sua sala de estar um cantinho que era seu maior orgulho, principalmente diante das visitas e amigos em sua casa. Era um “barzinho” cheio de variadas bebidas. Fazia questão  de manter inclusive um freezer especialmente instalado para as bebidas geladas e a produção de gelo para as destiladas. Seu filho cresceu vendo o pai se vangloriar daquele canto e da alegria de beber diariamente. Tão logo alcançou a idade de 10 anos, seu filho começou a tomar escondido os primeiros goles. Quando descobriu o problema era mais sério do que podia imaginar.

No final, ele contou, para não perder o filho, acabou com o bar e deixou de beber. Teve muito trabalho para recuperar o menino que já estava com quase 17 anos.

Outro pai contou que sofreu muito para se autodisciplinar na forma de tratar as pessoas, começando dentro de casa, porque seu filho estava procedendo da mesma maneira, usando de grosseria e até palavrões no trato com os colegas, inclusive na escola.

Ele acabou aprendendo que para mudar o filho, ele próprio teria que mudar primeiro, para poder  orientar o filho de que aquele procedimento não era correto e saudável.

As Escrituras Sagradas estão recheadas de bons exemplos de homens e mulheres com princípios morais e espirituais e sua leitura individual ou em família ajuda muito no fortalecimento do indivíduo e do lar. Jesus Cristo sempre será  o grande exemplo que todos devemos procurar seguir para levarmos uma vida digna e honesta e mantermos a família forte, feliz e protegida.

 


 

*Jornalista e Professor