Boris Johnson busca apoio para concorrer novamente a premiê do Reino Unido

Liz renunciou 45 dias após ser empossada

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Primeiro-ministro britânico Boris Johnson em entrevista coletiva em 8 de dezembro de 2021 em Londres
Ex-primeiro-ministro britânico Boris Johnson em entrevista coletiva em 8 de dezembro de 2021 em Londres

Apoiadores de Boris Johnson estão confiantes de que o ex-premiê britânico irá conseguir as 100 assinaturas necessárias para emplacar seu nome nas cédulas de votação para primeiro-ministro do Reino Unido, de acordo com o Telegraph, após a renúncia de Liz Truss.

Entre os nomes que declararam publicamente o apoio em Johnson está Jacob Rees-Mogg, ministro para Oportunidades do Brexit e Eficiência do Governo, Simon Clarke, secretário de Estado do Nivelamento, Habitação e Comunidades, e Tom Pursglove, secretário de Estado da Imigração.

Nas redes sociais circulam perfis para potencializar o nome do ex-premiê. A primeira votação entre os parlamentares para a escolha do novo primeiro-ministro do Reino Unido deve acontecer na próxima segunda-feira, dia 24, entre 11h30 e 13h30 (horário de Brasília).

Renúncia de Liz Truss

A primeira-ministra do Reino Unido, Liz Truss, renunciou ao cargo 45 dias após ser empossada. A saída dela se dá em meio a uma grave crise. Truss informou que o processo de escolha de um novo primeiro-ministro será iniciado.

A premiê anunciou sua decisão ao Rei Charles 3º, bem como ao líder do comitê que irá escolher o seu sucessor. Ela ficará no cargo até que o novo nome seja anunciado, conforme as agências internacionais.

No pronunciamento, Truss foi breve: ela afirmou que não poderia mais seguir adiante com os planos traçados para ela na época de sua eleição, quando foi escolhida para substituir Boris Johnson.

Conteúdos relacionados