O CNBG (Grupo Nacional Biotec da China) relatou neste domingo (28), que os primeiros resultados dos ensaios clínicos sugerem que a imunização decorrente da vacina em desenvolvimento pela empresa é segura e eficaz contra a Covid-19.

As doses experimentais, produzidas por uma unidade da estatal em , induziram a criação de anticorpos “de alto nível” em todos os participantes inoculados em um ensaio clínico de Fase 1 e 2 com mais de mil e 100 voluntários.

Segundo a agência Reuters, a farmacêutica fez o anúncio na chinesa WeChat, e citou a produção de um estudo que não foi divulgado.

Pesquisadores da China avaliam oito candidatos a vacinas, já na fase de testes em humanos, tanto no país asiático como no exterior. Na semana passada, o Instituto e o governo de anunciaram uma parceria para testar outra candidata chinesa para a imunização do vírus.

Etapas para produção

Primeiro, há uma fase exploratória, com pesquisa e identificação de moléculas promissoras (antígenos). Já o segundo momento é de fase pré-clínica, em que ocorre a validação da vacina em organismos vivos, usando animais (ratos, por exemplo). Só então é chegada à fase clínica, em humanos, dividida em três momentos:

  • Fase 1: avaliação preliminar com poucos voluntários adultos monitorados de perto;
  • Fase 2: testes em centenas de participantes que indicam informações sobre doses e horários que serão usados na fase 3. Pacientes são escolhidos de forma randomizada (aleatória) e são bem controlados;
  • Fase 3: ensaio em larga escala (com milhares de indivíduos) que precisa fornecer uma avaliação definitiva da eficácia/segurança e prever eventos adversos; só então há um registro sanitário