Companhia aérea é alvo de críticas após mulher sofrer ataques racistas de passageiro
A companhia aérea Ryanair virou alvo de críticas depois que um vídeo publicado, mostrando uma idosa de 77 anos sofrendo ataques racistas por parde de um dos passageiros, viralizou na internet na última sexta-feira (19). O ataque, que aconteceu durante um voo entre Barcelona e Londres, acabou atingindo negativamente a companhia aérea que, segundo testemunhas, se omitiu durante o…
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A companhia aérea Ryanair virou alvo de críticas depois que um vídeo publicado, mostrando uma idosa de 77 anos sofrendo ataques racistas por parde de um dos passageiros, viralizou na internet na última sexta-feira (19).
O ataque, que aconteceu durante um voo entre Barcelona e Londres, acabou atingindo negativamente a companhia aérea que, segundo testemunhas, se omitiu durante os insultos sofridos pela senhora. Segundo o passageiro que gravou a agressão, os funcionários da empresa não retiraram o agressor da aeronave, mesmo com a confusão instalada.
O ataque
David Lawrence, responsável pela divulgação do vídeo no Facebook, contou o caso afirmando que “um homem atacou de forma racista uma senhora “no voo da Ryanair chamando a vítima de preta feia e desgraçada”, enquanto a “Ryanair não fez nada”.
À BBC News, Lawrence contou que, inicialmente, os comissários de bordo não se envolveram, e poucos passageiros tentaram remediar a situação. Para ele, o agressor “deveria ter sido retirado do voo e entregue à polícia”.
Na filmagem é possível ouvir o passageiro ameaçando de empurrar a senhora, que tem dificuldade de mobilidade, para outro lugar. “Não me importa se ela é uma pessoa com deficiência ou não. Não me diga o que eu devo fazer. Se eu digo a ela que ela tem que sair, ela tem que sair”, diz o homem.
Um outro passageiro, que está sentado na fileira de trás, tenta ajudar a idosa e acalmar os ânimos, mas o agressor responde dizendo “vou continuar por quanto tempo eu quiser com essa negra feia e desgraçada”.
Ao site The Huffington Post, a filha da vítima disse que sua mãe possui artrite e não conseguia se levantar com a rapidez que o homem pedia, para que pudesse passar para o banco ao lado, momento em que começou a confusão.
“Sei que se eu ou qualquer outra pessoa negra estivesse se comportando como ele, teriam chamado a polícia e nos colocado para fora do avião”, comentou.
Posicionamento da empresa
À BBC, a companhia aérea disse que as diretrizes da empresa são “rígidas para passageiros que causam confusão” e que não vão tolerar esse tipo de “comportamentos indisciplinados”. Como medida, a companhia afirmou que irá estudar meios de proibir este tipo de passageiro de voar.
O caso foi levado à polícia britânica de Essex, destino final do voo, que fará as investigações pertinentes.
Depois do vídeo vazar na internet, muitas pessoas se comoveram e ameaçaram boicotar a empresa. Veja a publicação do vídeo:
RACIST MAN REFUSES TO SIT NEXT TO ELDERLY BLACK WOMAN on Ryanair flight calling victim an UGLY BLACK BASTARD and Ryanair – DOES NOTHING!!! #Racist #whiteprivilege#ryanair #BLACKHISYORYMONTH #racehate #nationalhatecrimeawarenessweek
Posted by David Lawrence on Friday, October 19, 2018
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio de Campo Grande
- Semadur admite que constatou irregularidades em bar que virou pesadelo para moradores no Jardim dos Estados
- Dono de espetinho preso por vender carne em meio a baratas e moscas é solto com fiança de R$ 1,4 mil
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
Últimas Notícias
Acidentes de trânsito lotam Santa Casa e hospital tem 6 vezes mais pacientes que sua capacidade
Cenário pode ficar ainda mais grave, já que, neste período do ano, há aumento de traumas
Nas proximidades do Natal, Campo Grande tem estabilidade nas vendas do comércio
O acumulado no ano chegou a 6,3%
Rapaz é flagrado furtando desodorantes e chocolates de mercado em Dourados
Mercadorias estavam em uma mochila que também era furtada de uma loja no shopping
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.