Donald Trump pede fim de programa de vistos após ataque em Nova York

Presidente dos EUA pediu que Congresso dê fim a programa

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Presidente dos EUA pediu que Congresso dê fim a programa

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pediu nesta quarta-feira (1) o fim do programa de vistos que possibilitou a entrada do imigrante uzbeque Sayfullo Saipov, autor de um ataque terrorista que deixou oito mortos nesta terça-feira (31).

Trump pediu ao Congresso norte-americano que reforce as medidas restritivas de imigração, em conversa com jornalistas. O presidente reforçou sua posição de que leis mais rígidas de imigração devem ser uma primeira linha de defesa contra ataques terroristas.

“Eu vou pedir ao Congresso para iniciar imediatamente trabalhos para se livrar deste programa [de imigração]”, disse Trump a repórteres na Casa Branca. “Temos que ficar muito mais fortes. Nós temos que ficar muito mais inteligentes”, prosseguiu.

Trump ainda disse que gostaria de enviar o suspeito, Sayfullo Saipov, detido pela polícia após o ataque, para a prisão militar na base naval norte-americana da Baía de Guantánamo, em Cuba. O presidente chamou o terrorista uzbeque de “este animal”.Donald Trump pede fim de programa de vistos após ataque em Nova York

Saipov entrou nos Estados Unidos em 2010 por meio de um programa que oferecia residência nos EUA para imigrantes de países com baixas taxas de imigração para o país norte-americano, chamado de programa de diversidade de vistos.

Na terça-feira, o uzbeque avançou com uma caminhonete em cima de uma ciclovia, onde trafegava um grupo de ciclistas e pedestres, em Manhattan, bairro de Nova York. Oito pessos morreram. Ao descer do carro e ser detido, Saipov teria gritado “Deus é grande”, em árabe.

Conteúdos relacionados