Em abertura econômica inédita, Cuba legaliza pequenas e médias empresas

Partido Comunista divulgou informação em documento

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Partido Comunista divulgou informação em documento

O governo cubano anunciou que deve legalizar as micro, pequenas e médias empresas, conforme divulgado em um documento do Partido Comunista, nesta terça-feira (24).

A publicação afirma que ‘pequenos negócios realizados pelo trabalhador e sua família’ e ‘empresas privadas de média, pequena e micro escala’ passarão a ser admitidas na ilha socialista. Até o momento, Cuba só permitia empreendimentos em forma de cooperativas e com várias restrições.

De acordo com o jornal El País, o último congresso do Partido, ocorrido em abril, estabeleceu as diretrizes para uma maior abertura econômica no país, embora tenha prevalecido oficialmente a defesa da manutenção do sistema socialista. Até o momento, segundo o periódico espanhol, as conclusões do congresso não haviam chegado ao público. O anúncio revela uma revisão gradual no sistema econômico cubano.

O documento divulgado pelo governo de Raúl Castro destaca que a iniciativa privada “contribui para a liberação das forças produtivas”. A publicação também afirma que a abertura é importante “para a recuperação da produção e dos serviços e para a modernização da infraestrutura e da capacidade produtiva, imprescindíveis para o desenvolvimento”.

Conteúdos relacionados