No total, 382 deputados votaram a favor da medida

O Reino Unido é o primeiro país a permitir a concepção in vitro de crianças de três progenitores para prevenir doenças hereditárias graves, depois que a Câmara dos Comuns aprovou a medida nesta terça-feira.

A moção foi aprovada por 382 votos a favor e 128 contra e gerou uma grande polêmica com seus opositores, entre eles a Igreja da Inglaterra.

As pesquisas demonstraram que a doação mitocondrial pode ajudar potencialmente quase 2.500 mulheres em idade reprodutiva no Reino Unido.

Todas têm risco de transmitir mutações nocivas do DNA nas mitocôndrias, organelas celulares que fornecem a maior parte da energia necessária para a atividade nuclear.

Os deputados aprovaram concretamente uma emenda às normas que regem a fecundação in vitro para permitir que os bebês sejam concebidos com material genético de três pessoas.

Além de receber o DNA normal de sua mãe e seu pai, a criança também receberá uma pequena quantidade de DNA mitocondrial saudável de uma mulher doadora.

As doenças mitocondriais podem ser devastadoras, afetando os principais órgãos e provocando desde cegueira à perda de massa muscular.