Obama diz que EUA ainda não se ‘curaram do racismo’
Obama ressaltou, no entanto, os progressos realizados
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Obama ressaltou, no entanto, os progressos realizados
“Nós não estamos curados do racismo”, afirmou o presidente americano Barack Obama sobre a segregação que ainda paira sobre a sociedade americana poucos dias depois do tiroteio no qual nove negros foram assassinados por um jovem na Carolina do Sul.
“Não é apenas a questão de não dizer ‘preto’ em público, porque isso é rude, não é desta forma que medimos se o racismo ainda existe ou não”, disse o primeiro presidente negro americano em uma entrevista ao programa de rádio “WTF com Marc Maron”, transmitido nesta segunda (22) de manhã.
“Esta não é apenas uma questão de discriminação flagrante. As sociedades não apagam isso completamente de um dia para o outro o que aconteceu 200 ou 300 anos atrás”, disse Obama.
“O legado da escravidão, de (leis de segregação racial) Jim Crow, da discriminação em quase todos os compartimentos de nossas vidas, tem um impacto duradouro e que continua a fazer parte do nosso DNA”, acrescentou.
O presidente dos Estados Unidos ressaltou, no entanto, os progressos realizados. “É inegável que as relações raciais melhoraram durante a minha vida. As oportunidades aumentaram, as atitudes mudaram. Isto é um fato”, disse.
“Não podemos dizer que nada mudou sobre a questão das raças nos Estados Unidos”, insistiu na entrevista realizada na sexta-feira.
O tiroteio de Charleston, um dos piores na história recente dos Estados Unidos, chocou o país reavivando os debates sobre as tensões raciais, a legislação das armas o ainda sobre a bandeira confederada do Sul.
Obama confirmou nesta segunda que vai na próxima sexta-feira a Charleston para participar do funeral do pastor e senador Clementa Pinckney, uma das nove vítimas do atentado. O vice-presidente Joe Biden também confirmou presença no funeral.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio de Campo Grande
- Semadur admite que constatou irregularidades em bar que virou pesadelo para moradores no Jardim dos Estados
- Dono de espetinho preso por vender carne em meio a baratas e moscas é solto com fiança de R$ 1,4 mil
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
Últimas Notícias
Cesta natalina em Dourados tem produtos com variação de preços de até 198,99%
Frutas cristalizadas e presunto tender lideram listas
Contra crimes digitais, delegacia é criada em MS e deve começar a operar no 1° semestre de 2025
Relatório da Norton Cyber Security, de 2021, classificou o Brasil como o terceiro país com mais dispositivos infectados por ameaças digitais no mundo. Segundo a pesquisa, 58% dos brasileiros afirmaram ter sido vítimas de crimes cibernéticos naquele ano, o que resultou em prejuízos estimados em R$ 32 bilhões.
BR-163 tem oito trechos interditados para obras nesta quinta-feira; confira
Além dos trechos interditados, 15 pontos da BR-163 operam em sistema pare e siga
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.