A atualizou o Manual de Estilo dos seus jornalistas, e a de restrições empregadas às mulheres chamou a atenção. Seja na reportagem ou nos estúdios, as profissionais estão proibidas de usar calças jeans, cabelos cacheados e até batom vermelho.

As informações são do colunista Gabriel Perline, da IG, que obteve o material após diversos repórteres procurarem a página, indignados com as proibições.

Sobre as roupas, as mulheres estão terminantemente proibidas de vestirem calça jeans. É obrigatório o uso apenas de calças sociais em tons escuros e neutros. Caso queria dar um acabamento no figurino com acessórios, são permitidos apenas cintos de couro preto ou marrom, desde que as fivelas sejam discretas. Qualquer modelo que fuja disso será barrado.

Já sobre a parte de cima, as proibições também são várias: não pode usar blusas, camisas ou vestidos com rendas, estampas, babados ou tecidos com aplicações. As malhas devem ser lisas e em cores neutras e discretas. Em dias de calor, decotes são permitidos, desde que sejam em corte V e não muito profundos. Golas arredondadas também estão liberadas. Já os cortes mais trabalhados e sobreposições são vetados.

E para as mulheres que gostam de usar acessórios, estão liberados: brinco ponto de luz, aliança de casamento ou compromisso, anel e relógio, desde que sejam discretos e em pouca quantidade. Já correntes e colares estão totalmente proibidos.

O novo manual ainda pontua que as jornalistas devem aparecer o mais natural possível. Por isso, é proibido aderir aos penteados cacheados ou ondulados, com exceção para as profissionais com os fios naturalmente assim. Ou seja, se a repórter tem o cabelo naturalmente liso, não deverá aparecer com ele ondulado ou com qualquer outro penteado e produto que dê textura ou curvas diferentes.

Seguindo a linha de naturalidade dos cabelos, na maquiagem, o critérios são os mesmos: nada de exagero. Por isso, as mulheres deverão usar apenas algumas correções pontuais, nada que force uma coloração artificial. Unhas longas também estão proibidas e devem ser pintadas apenas com esmaltes discretos e em tons neutros.