Quer saber o que vai acontecer nos episódios de hoje das novelas da telinha? Confira os resumos das novelas desta terça-feira (19):

Rede Globo

Cordel Encantado

Açucena, Dora, Quiquiqui, Setembrino, Galego, Baldini e Zenóbio se juntam a Jesuíno para enfrentar os cangaceiros. Efigênia confessa a Helena que acredita que Petrus está vivo. Herculano usa Inácio para enfrentar Jesuíno. Cândida impede Penélope e Cícero de fugir do acampamento. Neusa e Bartira conversam sobre seus maridos. Carlota e Fausto avisam Antônia que Inácio está desaparecido. Herculano chega com o príncipe ao acampamento e avisa Cândida sobre o acordo que fez com Jesuíno. Augusto acredita que exista uma relação entre Herculano e Jesuíno, mas Úrsula e Nicolau tentam desfazer as suspeitas do rei. Jesuíno ateia fogo na tenda de Herculano e consegue salvar Inácio. Filó fica nervosa ao ouvir Neusa falar sobre Bartira. Florinda ouve as crianças conversando sobre Petrus. Jesuíno leva Inácio até o palácio.

– Vidas Brasileiras

Jade e Bárbara se preocupam com Gabriela, que parte com Flora e Paulo. Breno sequestra Verena. Alex tenta agredir Rafael. Solange afirma ao Conselho do Sapiência que entrou em acordo com Rafael e a ONG Percurso. Gabriela batiza o bloco de Carnaval dos alunos. Fabiana relata a Solange suas exigências como presidente do Grêmio. Breno chega com Verena a seu cativeiro.

André afirma a Alain que ele precisa aproveitar sua nova chance e compreender o que está vivendo. Em suas sessões de regressão com Letícia, Daniel descobre mais coisas sobre Julia. Mauro César tenta reatar com Gigi, que declara ao ator que está noiva. Marcelo se incomoda ao ver Mariane beijar Mauro César. Hildegard apresenta Lucas a Mimi. Cris/Julia se prepara para fugir com Danilo, e se despede de Piedade e Bendita. Eugênio descobre que as joias de Julia foram penhoradas.

90 Graus

Vanessa chantageia Jerônimo, que se vê obrigado a hospedar a moça. Janaína diz a Herculano que prefere guardar segredo sobre seu relacionamento, até que saia o divórcio do cineasta. Manu comemora com João por ter conseguido uma vaga no elenco fixo de uma novela. Vanessa mente para Janaína para proteger Jerônimo. Lidiane sonha com Patrick. Jerônimo conta a Vanessa que pretende chefiar a PopTV. Gisela flagra Herculano beijando Janaína. Mercedes promete ajudar Gisela. Manu sente ciúmes quando Herculano orienta Nicole a gravar com João. João vibra ao saber que o programa Vibration foi aprovado por Quinzinho. Herculano avisa a Gisela que quer o divórcio. João é alertado pelo atendente do bar que Galdino está no estabelecimento. Mercedes contrata um marinheiro para fotografar Gisela e Herculano juntos no barco.

O Sétimo Guardião

Judith pensa na possibilidade de adotar Feijão. Robério fica fascinado com o conhecimento de Marcos Paulo. Valentina vasculha o local da queda de Feijão, sem perceber que está sendo observada. Stella descobre que um antigo cliente de Stefânia pode ser Mattoso. Mirtes compra várias caixas de um medicamento laxante. Walid se declara para Diana. Júnior beija Luz. Valentina cai no buraco que dá acesso ao labirinto para a fonte.

SBT

Teresa

Fernando garante que se zangou por sua mãe querer tomar decisões por ele, mas mesmo assim dá o anel a Luisa e pede para que seja sua esposa. Paty cumprimenta carinhosamente seu avô e o convida para ir a sua casa. O senhor se zanga e diz que não voltará nunca mais a colocar um só pé naquela vila. Teresa diz a Esperança que durante a viagem foi feliz ao lado de Arthur e se animou em salvar seu casamento, porém na volta viu Mariano e seu coração se alegrou inesperadamente, o que a fez ter dúvidas.

Esperança diz que Arthur é bonito e, se ela ainda sente algo por ele, que naturalmente poderá voltar a se apaixonar. Jonhy descobre que tem droga dentro dos sanduíches que entrega. Gema diz que pensou que Nico o havia dito, pois só assim ele conseguiria pagar os gastos com hospital de sua irmã. Gema aconselha Jonhy a não contar nada a polícia, pois estaria envolvido. Teresa procura Mariano e o diz que espera que eles se despeçam sem rancores, pois pretende resgatar seu casamento. Jonhy reclama com Nico por tê-lo usado para entregar droga. Nico o lembra que é seu empregado e que se ele for a polícia, Paty vai acabar sofrendo um acidente. Teresa diz a Aurora que espera que sigam sendo amigas. Aurora responde que em várias ocasiões Teresa não foi sincera.

Teresa e Vanessa se conhecem e de imediato já deixam claro a antipatia mutua. Vanessa beija Heitor. Ele, furioso, diz que ela deve entender que ama Joana. Heitor pede a Joana que vá embora. Aurora chega e questiona o pai, ele responde que está fazendo isso, pois Vanessa viu Joana chegando e o beijou. Teresa quase cai em contradição perante Luisa.

Carrossel

Helena e Renê conversam sobre a prova que os alunos fizeram. A professora demonstra preocupação com o desempenho de alguns alunos. Olívia corrige as provas e se espanta com algumas notas. Firmino entra na sala do terceiro ano e chama Jaime, Cirilo, Laura, Paulo e Mário e pede para que os alunos compareçam na sala da diretora. Helena questiona o zelador, mas ele afirma que não sabe o motivo. A professora fica preocupada e pergunta às crianças se elas estão com a consciência tranquila. Os meninos lembram o que tentaram fazer para copiar as questões da prova, mas garantem a Helena que estão. Na sala da diretora, os alunos perguntam a Firmino se ele contou à diretora o que aconteceu, o zelador garante que não. Olivia chega à sala e parabeniza os cincos alunos pela nota que tiraram na prova.

Ela revela que eles foram os melhores da sala, Jaime tirou 10. Os meninos dão a notícia ao terceiro ano. Todos ficam surpresos. A professora Helena fica feliz com a notícia. Os alunos ainda revelam que todos passaram de ano. As crianças agradecem a ajuda de Firmino, a dedicação de Helena e comemoram. Na casa de Jaime, Rafael espera o filho apreensivo. Jaime mostra sua prova ao pai, que fica imensamente feliz e orgulhoso de seu filho. As meninas marcam uma reunião com Helena na casa de Valéria. Elas querem ajudar Cirilo e pedem à professora para ajudá-las com uma coreografia, pois farão uma torcida oficial para Cirilo.

Alberto pergunta a Jorge se ele não vai treinar para a corrida. O garoto diz que não precisa, pois sabe que vai ganhar a disputa. O pai do riquinho pede ao filho para não ser orgulhoso e ainda o orienta para que leve o carro para fazer uma revisão na oficina de Rafael. Jorge diz que não, pois Jaime pode sabotar seu carro. Jaime convence Cirilo a fazer revisão no seu carro. Jorge vai à casa de Maria Joaquina e a convida para coroá-lo na premiação. A menina aceita e agradece o convite, Jorge jura que irá ganhar a corrida. A patricinha avisa as amigas que ela foi escolhida para coroar o campeão. Helena envia uma mensagem romântica para Renê.

Laura avisa Cirilo que Maria Joaquina vai premiar o vencedor, com uma coroa de flores e dois beijinhos no rosto, o garoto fica feliz e garante que precisa ganhar a corrida. Renê perde seu celular e procura na sala dos professores, no mesmo momento, Helena recebe a resposta de sua mensagem e estranha a forma que o professor respondeu. Alberto alerta Jorge que seu carro deve estar com algum problema, pois Rafael ouviu um barulho estranho no motor. O pai avisa que o carro de Cirilo está em melhores condições. O esnobe garoto chama seus amigos para pensar uma forma de estragar o carro de Cirilo, para que ele perca a corrida.

Jorge pede a ajuda dos amigos para sabotar o carro de Cirilo. Cirilo vai à casa de Maria Joaquina contar que ficou sabendo que ela colocará uma coroa de flores e dará dois beijos no ganhador da competição. Maria Joaquina manda Cirilo ir embora de sua casa. Jorge aconselha seus amigos a pedirem o carro de Cirilo emprestado para dar uma volta. Cirilo pede para Rafael revisar seu carro antes da corrida. Jorge manda seus amigos quebrarem o câmbio de marcha do carro de Cirilo. Rafael comenta com Cirilo que ouviu o motor do carro de Jorge e está desafinado. Davi vai se esconder na casa de Valéria, pois está com medo de ir ao dentista.

Renê e Helena se encontram na sorveteria. Helena mostra mensagem que recebeu em seu celular do número de Renê. O professor diz que não foi ele quem mandou e fica desconfiado, pois a Graça achou seu celular em cima do piano. Jorge paga seus amigos para quebrar o carro de Cirilo. Paulo diz a Cirilo que vai pedir a Maria Joaquina um laço de cabelo para dar sorte a ele. Ele pede R$ 50 reais para a missão. Helena trata Renê de forma estranha. O professor pergunta se ela ainda está pensando na mensagem. Ele afirma que não foi ele quem mandou. Helena comenta que não acredita que Suzana tenha mandado a mensagem. Renê pede para Helena esquecer e conta que tem um plano para os dois nas férias.

Suzana entra na sala dos professores e os convida para ir ao cinema. Cirilo pede para o pai adiantar sua mesada, pois precisa comprar “umas coisinhas”. José pergunta se tem a ver com Maria Joaquina. Paulo rouba um laço de cabelo de sua irmã Marcelina. Os amigos de Jorge pedem mais dinheiro ao mauricinho para sabotar o carro de Cirilo. Paulo entrega o laço a Cirilo, que dá R$50 reais ao peralta. Cirilo vai à casa de Maria Joaquina mostrar o laço e agradece a menina por ter dado o presente a ele. Esnobe, a patricinha diz que jamais daria um laço seu para ele. Ela afirma que mais uma vez ele foi enganado por Paulo Guerra.

As Aventuras de Poliana

Marcelo e Débora vão à padaria para jantar e encontram Luísa, Afonso, Claudia, Durval, Joana e Sérgio em seu encontro de casais e acabam se sentando juntos, o que deixa o clima constrangedor. João, sozinho com Feijão em casa, canta e toca violão, feliz da vida, até que dois marmanjos invadem a residência. Claudia comenta alguns assuntos constrangedores sobre o passado no jantar e todos ficam incomodados. Lorena tem uma crise de asma e todos os amigos ficam desesperados. O jantar entre casais acaba em uma grande discussão. Antônio flagra Nanci e Waldisney se beijando na cozinha e dá uma bronca nela.

Marcelo e Débora, exaltados, vão embora. Todos ficam chateados na mesa. Os marmanjos fazem a maior bagunça na casa de Marcelo para João levar a culpa. Luísa, Afonso, Durval e Claudia voltam e descobrem sobre a crise da asma de Lorena. Débora e Marcelo chegam em casa e ela culpa João e Feijão pela bagunça. Branca, em casa, tenta convencer Mirela de que Vini é um parceiro de dança – e de algo a mais – melhor para ela do que Luca. A menina reluta, mas fica pensativa. Marcelo garante a João que confia nele. Afonso, incomodado, conversa com Luísa sobre o que ocorreu no jantar.

Claudia descobre tudo sobre o plano das crianças com o drone e dá a maior bronca em Gael e em Benício. Roger questiona Guilherme por ele chegar muito tarde e quer saber mais sobre a empresa em que o filho está trabalhando, desconfiado. Poliana piora da gripe e não levanta a tempo de ir para a escola. Roger manda Ciro seguir Guilherme. Incomodado com um dos assuntos do jantar, Marcelo pede o contato de um antigo colega de classe para Helô para descobrir se Luísa o traiu no passado ou não.

RECORD

Bela, a Feia

Hortência fica atônita ao saber que Rodrigo é filho do amante de Vera. Vera revela ainda que Ricardo sabe de toda a verdade. Hortência continua perplexa. Ricardo fica atordoado diante da revelação de Rodrigo. Ele se exalta e o filho não entende o motivo de tanta rebeldia. Diego pede para conversar com Vanda, que diz não ter tempo. Ele insiste e Vanda acaba cedendo. Diego pede perdão e diz que sente falta dela. Vanda não acredita em nada que ele diz. Ela pergunta se Diego brigou com Diogo. Hortência promete ajudar Vera a superar esse trauma e diz que contará com a ajuda de Bela. Vera pede que ela não conte nada para Bela e Hortência disfarça. Rodrigo vai embora e deixa o pai, que continua perplexo. Diego nega ter brigado com Diogo e insiste em querer voltar com Vanda.

Vanda o manda embora, mas fica mexida. Armando e Úrsula conversam no bar, mas ela não demora e diz que tem que ir embora para que o marido não perceba nada. Os dois se divertem quando percebem que deram a mesma desculpa para seus respectivos. Magdalena conta para Jacinto que está sentindo muitas saudades de Octávio. Diego volta para casa e Diogo pergunta se ele foi se desfazer da arma. Diego, no entanto, diz que está procurando um novo lugar para ficar, já que está cansado de fazer tudo que Diogo manda. Dinho pede Verônica em namoro, mas ela diz estar em outra. Dinho morre de ciúmes e pede explicações. Verônica faz charme e diz que não é nada sério, apenas business. Dinho acaba cedendo diante de Verônica, que revela que os dois não vão perder nada, pelo contrário, ainda podem lucrar.

Ricardo vai até a casa de Rodrigo e discute com Olga. Ele não consegue acreditar que sua filha foi criada pelo melhor amigo. Elvira revela para Bernardo que está gostando da relação. Ele corresponde. Elvira pergunta se ele ficou com a Bela e Bernardo fica acuado. Ricardo e Olga discutem. Armando e Úrsula se beijam e combinam um próximo encontro. Bernardo nega e conta como se aproximou de Bela. Elvira fica enfurecida e diz que está tudo terminado. Bernardo fica arrasado e corre atrás de Elvira, que não dá a mínima. Dinho cede ao o plano de Verônica. Olga e Ricardo discutem, quando Rodrigo chega em casa e pergunta o que está acontecendo.

Essas Mulheres

Rodrigo acusa Fernando de bater em um policial. Duarte desabada com Mariquinhas. Teodoro começa uma nova busca na floresta. Leocádia conversa com Adelaide e fala que ainda tem um segredo que não pode revelar à sua família. Fernando chega em sua cela. Nicota avisa Ferreira que Fernando foi preso. Júlia diz a Geraldo que ela quer morar na Europa para se afastar dele. Lemos diz a Eduardo que quer Ter uma conversa com ele. Adelaide vai à prisão falar com Fernando.

A Terra Prometida

O corpo de Durgal é velado na sala do trono. Melina lamenta a morte do tio. Ravena olha o corpo e não resiste, sorri satisfeita. Arauto diz que sentirá falta do rei. Quemuel e Léia deixam a tenda hospital e Yana para de se esconder. Darda observa e questiona sua atitude. Acã diz que não seguirá as ordens de Josué e não se santificará. Kamir conversa com Ravena e diz não confiar cem por cento em Yussuf. Isaque consola Pedael, enquanto Mibar ampara Adélia.

Calebe conversa com Noemi e diz que precisa arrumar um bom disfarce para resgatar Iru em Ai. Zaqueu acorda e recebe os cuidados de Chaia. Com o objetivo de se santificar, Haniel assume seus erros e se desculpa com os familiares. Laila também pede perdão por seus defeitos. Kamir e Ula assumem o trono de Ai. Aruna estranha a presença do Soldado Mascarado no campo de batalha. Léia e Samara falam mal de Aruna. Kamir arma para Ula e a acusa de ter matado Durgal. O prefeito manda os guardas prenderem a esposa nas masmorras. Melina se desespera e implora pela liberdade de sua mãe.

Jesus

Lázaro é sepultado. Jesus avisa aos apóstolos que irão para a Judeia. Ele diz que Lázaro está morto. O Messias diz a Marta que irá ressuscitar seu irmão. Ele chora a morte de Lázaro e chega até o sepulcro. Jesus o chama. Lázaro vem de dentro da caverna. Todos ficam impressionados com a ressureição de Lázaro. Escondida de Pilatos, Cláudia sai à procura de Jesus para tentar curar Helena. Caifás não acredita na ressureição de Lázaro e continua com a ideia de matar Jesus. Pilatos entra no quarto de Helena e não vê Cláudia. Furioso, ele quer saber onde ela está.